n. 79 - 15 de junho de 2023

DIA DOS NAMORADOS. 

O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em 12 de junho, sendo uma data reservada para que os casais demonstrem o amor e cuidado mútuo.

Na maioria dos países, essa data é celebrada em fevereiro e leva o nome de Valentine's Day, ou dia de São Valentim, e costuma ser uma ocasião também para homenagear outras pessoas queridas.

Já no território brasileiro, o dia carrega uma história relacionada ao mercado e consumo.

Não é costume do povo brasileiro comemorar o Dia de São Valentim.

A história do Dia dos Namorados, porém, apresenta um enredo mais objetivo. Aqui, a data foi criada com uma função comercial, para aquecer o mercado no mês de junho, considerado fraco em vendas.

O idealizador desse dia foi o empresário João Dória, que em 1949 formulou uma campanha publicitária que sugeria o dia 12 de junho como uma data para demonstrar o amor ao parceiro através de presentes. O slogan de sua campanha, inclusive, era: "Não é só com beijos que se prova o amor".

O dia foi escolhido, pois é a véspera do dia de Santo Antônio, considerado o "santo casamenteiro".

Tal data fez sucesso no país e tornou-se oficialmente a ocasião para demonstrar o amor entre casais. Hoje em dia, junho é um dos meses mais lucrativos para o comércio.


Fonte: Toda Matéria. DIA DOS NAMORADOS 12 DE JUNHO. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-dos-namorados/#:~:text=O%20idealizador%20desse%20dia%20foi,que%20se%20prova%20o%20amor%22. Acesso em 31 maio 2023.

MAS... POR QUE SÃO VALENTIM??

Porquê a data está diretamente ligada a São Valentim, o santo do amor. 

O bispo São Valentim viveu durante Império Romano, no século 3,  tempo em que muitas guerras estavam acontecendo. Naquela época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que soldados solteiros eram combatentes melhores. Mas Valentim realizou muitas uniões clandestinamente. 

Até que um dia ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi no xilindró que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabendo que jamais ficariam juntos.

A moça era cega e filha de um dos carcereiros. Reza a lenda que foi Valentim que, milagrosamente, a fez enxergar novamente. Antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., o bispo escreveu uma carta de despedida à sua amada, terminando o texto com a frase: “De seu Valentim”. 


Fonte: Quem foi São Valentim, bispo que inspirou o Dia dos Namorados no exterior. Galileu, 2022. Revista eletrônica. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/02/quem-foi-sao-valentim-o-bispo-inspirou-o-dia-dos-namorados-no-exterior.html. Acesso em: 14 jun. 2023. 


INDICAÇÃO DE FILME: Antes do amanhecer.

INDICAÇÃO DE FILME: Diário de uma paixão.

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede SESI/SENAI 

Romance

O melhor de mim. 


Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.

_____________________________________________

Literatura infantil

Adivinha quanto eu te amo. 


Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor. 

_____________________________________

Romance brasileiro

Amor de perdição.

O livro conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, que acabam se apaixonando e vivendo um amor proibido, pois pertencem a duas famílias que se odeiam.       _________________________________________