n. 49 (Edição especial Dia da Consciência Negra) - 09 de novembro de 2021

DIA 20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Vamos considerar que a idade atual do Brasil é do ano de 1530 até o ano de 2021. Você já parou para pensar que desses 491 anos de existência, o Brasil esteve 358 anos em um regime escravocrata? E que só temos 133 anos sem a escravidão nos meios legais [1888, abolição, lei áurea]? 

Já parou para pensar também que o processo de abolição não foi suficiente para remover as marcas e os processos escravocratas de mais de 300 anos, e que precisaremos ainda de centenas de anos para transformar a nossa cultura e os desdobramentos que a escravidão trouxe para o nosso modo de viver e de pensar? Isso se reflete nas mentalidades, na forma que enxergamos o outro, nas oportunidades de trabalho e escolarização, o jeito que nos relacionamos e quem amamos.

Pensando nessa reparação histórica, surgiram ações que nos levam a refletir posturas enquanto indivíduos e sociedade. Uma dessas ações foi determinar um dia específico para dizer o quanto foi/é importante a participação de homens e mulheres pretos na construção do país e da nossa cultura, diminuindo assim o silenciamento que ocorre de identidades e personagens pretos devido ao racismo estrutural. 

O dia nacional da consciência negra é uma representação simbólica que surgiu como resultado do histórico de lutas da população negra no nosso país contra o regime escravocrata. Diferente de outras datas, ela não se trata de uma comemoração, mas sim de trazer à memória reflexões e ações para a descolonização mental.

Um dos pontos de reflexão que a data proporciona é o quanto avançamos na luta contra o racismo, mas também o quanto ainda precisamos repensar nossas posturas e agir nos dias de hoje e para as futuras gerações. 

Você sabia que pode contribuir efetivamente para minimizar o racismo? Abaixo listamos algumas ações para serem praticadas ainda hoje: 

Raquel Games Monteiro

Orientadora Pedagógica SENAI Itajaí

LIVRO DA QUINZENA

O olho mais azul

Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas ― e a paz que isso lhe traria.

Escrito por Toni Morrison

LIVRO INFANTIL DA QUINZENA

Sulwe

Ela é mais escura que todos de sua família. Ela é mais escura que todos de sua escola.A Sulwe só queria ser bonita e cheia de luz como sua mãe e sua irmã. Quando ela menos esperava, uma jornada mágica no céu da noite abriu seus olhos e fez com que tudo mudasse.

Escrito por Lupita Nyong’o