n. 75 - 15 de Abril de 2023

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um grande escritor da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

O dia 18 de abril é uma oportunidade para homenagear Monteiro Lobato e sua obra para crianças. Não obstante, mais do que isso, é uma data que celebra a literatura infantil brasileira como um todo. Dessa forma, autoras e autores desse gênero, bem como seus livros, são lembrados nessa ocasião.

"O livro infantil é lugar de sonho, fantasia, reflexão e, também, realidade." 


Fonte: Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm Acesso em 11 de abr. de 2023.

O pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, sabia da importância de renovar o imaginário atrelado às suas histórias. Por isso, o autor e editor escolhia a dedo os ilustradores da época, fazendo de cada um deles um novo parceiro a cada reedição de suas obras que empreendeu durante sua vida. É guiada pelo espírito editorial do próprio Lobato, que a Globinho renova agora as principais obras do autor e para isso apostou em novo projeto gráfico e convidou o premiado ilustrador Eloar Guazzelli. Com o texto integral, prefácio de Ruth Rocha, e nota biográfica de Luciana Sandroni, Reinações de Narizinho é o carro-chefe dessa empreitada, apresentando uma nova cara para personagens conhecidíssimos do público, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa. A escolha de Reinações de Narizinho para começar as reedições não é aleatória. O clássico reúne onze histórias nas quais Lobato apresenta as primeiras aventuras no Sítio do Picapau Amarelo em uma saborosa mistura de realidade e fantasia, trazendo à cena, além do riquíssimo universo lobatiano, personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve e Gato Félix. Parte consistente e amorosa da memória de infância de sucessivas gerações, este livro é um convite à leitura. Tanto por crianças ávidas de descobertas, conhecimento e aventuras, como para pais que querem apresentar aos filhos suas mais afetivas memórias de infância. Monteiro Lobato está na origem de todo grande leitor, assim como abriu o caminho para que um legítimo e novo gênero literário florescesse no Brasil. Acreditamos que nosso esforço editorial vai proporcionar aos leitores uma excelente viagem!

LIVROS CONTADOS, ACESSE! 

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede e/ou online.

Romance 

Lendo de cabeça para baixo. 


Abandonada no altar, Rosalind Shaw resolveu dar a volta por cima e se recuperar deste golpe que abalou sua vida pessoal. Ros, por sugestão do amigo Tom, resolve deixar o centro da cidade e começar uma vida nova na pequena St. Albans, onde se torna coproprietária de uma loja de livros usados e antigos. Nesse cenário, trabalhando na companhia de três novos amigos, o introspectivo sócio intelectual Andrew, a atraente e impecável ex-contadora Georgina e Joan, uma solteirona linguaruda, ela tenta voltar a ser a pessoa que sempre foi: feliz, confiante e divertida.

Quando tudo parece entrar nos eixos, Ros recebe a visita de seu vizinho Daniel, um tipo barbudo e desgrenhado, que bate à sua porta com um buquê de flores, um sorriso nervoso e novidades nada agradáveis... Com um enredo bem delineado, personagens cativantes e boa dose de humor, Lendo de cabeça para baixo é garantia de uma leitura deliciosa.

_____________________________________________

Literatura Infanto-juvenil

Reinações de Narizinho. 


Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia. Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. 

_____________________________________

Literatura Geral

E se? Respostas científicas para perguntas absurdas.

Garoto prodígio da NASA, Randall Munroe tornou-se conhecido com a icônica série em quadrinhos XKCD, que passou a publicar na internet em 2005. Desde então, milhões de pessoas visitam semanalmente o xkcd em busca de suas figuras desenhadas com palitinhos e seus comentários sobre ciência, tecnologia e amor. Munroe não tem exatamente leitores, e sim um séquito de seguidores apaixonados. Mas os fãs do XKCD costumam fazer perguntas estranhas a Munroe. O que aconteceria se você rebatesse uma bola de beisebol a 90% da velocidade da luz? Qual a velocidade máxima permitida para passar de carro por uma lombada sem morrer? Se os robôs causassem o apocalipse, quanto tempo a humanidade duraria? Em busca de atender a curiosidade de seus leitores, Munroe criou o também imensamente popular “E se?”, um blog destinado a resolver essas e outras grandes questões da humanidade. Para encontrar as respostas, Munroe cria complexas simulações. 

   ___________________________________________