n. 71 - 15 de Fevereiro de 2023

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 

Em setembro de 2015, líderes mundiais e representantes da sociedade civil reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Esse plano, conhecido como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, resultou na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

A Agenda 2030 afirma que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é preciso tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS, por sua vez, constituem uma ambiciosa lista de metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás. Ou seja, é imprescindível que todas as pessoas, em todas as partes do mundo, sejam parte dessa transformação.

O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos estados membros das Nações Unidas com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil. A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 - a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - que foi realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. 

Mas... Como as bibliotecas podem contribuir para a Agenda 2030? 

Em todo o mundo 320.000 bibliotecas públicas e mais de um milhão de bibliotecas parlamentares, nacionais, universitárias, de pesquisa, especializadas, comunitárias e escolares garantem que as informações e o conhecimento para utilizá-las estejam disponíveis para todos, convertendo-se em instituições fundamentais para a era digital. 

As bibliotecas e o acesso à informação contribuem para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) por meio das seguintes ações:

Fonte 1: www.onu.org.br/pos2015 

Fonte 2: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563 

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede e/ou online.

Livro Didático

Não tropece na Redação: questões de gramática e estilo .

Não tropece na redação é uma obra completa sobre o bom uso da língua portuguesa na sua dimensão gramatical, ortográfica e de estilo, direcionada a redatores e revisores, como também a quem mais queira escrever com clareza, precisão e coerência. Em cada uma das suas 377 lições, organizadas em 22 capítulos, o leitor encontrará a explicação teórica sobre um determinado tema, aliada a diversos exemplos práticos que aproximam a teoria à realidade do dia a dia dos brasileiros. 

_________________________________________________________

Livro Infantil

Biblioteca??? Uma biblioteca pode fazer milagres!


O pequeno rato é o alvo da raposa. Ele corre o mais rápido que pode e passa por lugares apertados na tentativa de fugir, mas a raposa continua a sua caça. O rato descobre sua salvação em uma biblioteca, repleta de livros com histórias e novidades, onde apresenta um mundo muito maior à raposa. Ela nunca tinha ouvido falar daquilo: “bibioteca???”. E logo esquece o rato para se aventurar num novo desafio: aprender a ler. 

______________________________________________

Leitura sobre o tema.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estão anunciadas nesta cartilha demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

______________________________________________ 

Bibliotecas por um mundo melhor.

A cartilha apresenta exemplos e seus alinhamentos com os ODS. As bibliotecas são o coração das escolas, universidades e institutos em todos os países do mundo. As bibliotecas apoiam programas de alfabetização, oferecem um lugar seguro para a aprendizagem e colaboram com pesquisadores na utilização de dados e informações para gerar novos conhecimentos. _______________________________________________