n. 86 - 29 de setembro de 2023

Cristo Redentor vestiu a camisa da Bienal do Livro em uma homenagem à abertura da edição comemorativa de 40 anos — Foto: Divulgação / Santuário Cristo Redentor 

BIENAL DO LIVRO - RIO 

40 ANOS

Em 2023, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos. Valiosa por manter o livro no centro da cena cultural brasileira, como experiência ampliada, compartilhada, inovadora e multimídia, é uma celebração única e aparece com destaque no rol dos maiores eventos literários do mundo.

Alguns dos melhores momentos de sua trajetória confirmam o quanto os livros constroem e refletem a sociedade, e, por outro, atestam a importância da Bienal, sob as perspectivas histórica, cultural e social, tanto para o Rio de Janeiro como para o país.

Neste ano, a edição da Bienal contou com uma série de números positivos. Nos dez dias de evento no Riocentro, foram registrados mais de 600 mil visitantes e 5,5 milhões de livros vendidos. Isso significa que cada visitante comprou em torno de 9 livros.

Além disso, a Bienal promoveu os Cafés Literários, Palavra-Chave e conversas com autores brasileiros e estrangeiros foram uma oportunidade fantástica de troca de conhecimentos. No primeiro sábado e domingo, teve um Baile de máscaras, com a presença da Julia Quinn é um Concurso de Fantasias, com a presença da Cassandra Clare.

Algumas bibliotecárias da Rede de Bibliotecas SESI/SENAI SC tiveram a oportunidade de participar desse maravilhoso evento, trazendo na mala uma bagagem de muito conhecimento, novas ideias, encantamento e memórias inesquecíveis.

Confirma abaixo os depoimentos das nossas Bibliotecárias da Rede que prestigiaram este maravilhoso evento:

“ Foi surreal! Um evento perfeito para todos os públicos, crianças, adolescentes, adultos e idosos. O público circulando pelo evento, nos faz acreditar em um mundo melhor, um mundo mais leitor e que investe na Educação! Eu voltei a ser criança nos dois dias em que participei do evento, uma euforia tomou conta de mim e tudo o que vi me encheu os olhos e acalentou meu coração! Com certeza eu trouxe em minha bagagem muitas ideias, esperança e mais amor pela literatura! Gratidão a FIESC pela oportunidade"

Josiane, Bibliotecária da Regional Oeste e Extremo Oeste da Rede de Bibliotecas SESI/SENAI/SC. Foto arquivo pessoal.     

“Este ano tive o prazer de estar pela 1ª vez em uma Bienal do Livro no Rio de Janeiro. A experiência foi muito além das minhas expectativas, pois o evento é simplesmente espetacular, com espaços pensando em cada detalhe, levando o público a se encantar com o universo dos livros. Foi incrível poder conhecer, andar pelos estandes, pelas editoras, conversar com escritores...cada dia lá foi incrível, foi mágico. Só estando para entender. Meu desejo é que no próximo ano todos os colegas bibliotecários da rede possam estar lá e juntos vivermos essa magia que é estar em uma Bienal do LIVRO”.

Jaqueline, Bibliotecária da Regional Norte e Nordeste da Rede de Bibliotecas SESI / SENAI/SC. Foto arquivo pessoal.

“Me emociono sempre que lembro da experiência de ter vivido a Bienal do Livro em 2023, para mim ficou claro que a Bienal é muito além de incentivo à leitura, é movimento, educação, amor, olhares curiosos e atentos, lembranças criadas, adultos resgatando a infância, famílias estreitando vínculo e principalmente uma Brasil leitor que existe e insiste num mundo melhor! Estou na torcida para que no próximo ano possamos compartilhar esse momento com mais bibliotecários da Rede de Bibliotecas e juntos vivermos o encantamento que só uma Bienal proporciona em nosso coração! ” 

Mayara, Bibliotecária da Regional Foz e Vim, Foz do Rio Itajaí e Vale do Itajaí Mirim da Rede de Bibliotecas SESI / SENAI/SC. Foto arquivo pessoal.

"Participar novamente de uma Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi um momento muito especial. Esse evento desempenha um papel crucial no acesso à literatura nacional e internacional, na disseminação do conhecimento e no incentivo da leitura em nosso país.  Foi extremamente gratificante testemunhar o movimento dos escritores, editoras, distribuidores e a participação de todos os segmentos da sociedade envolvidos com o evento literário, envolvendo todos os públicos, desde crianças até idosos, em todos os eventos artísticos. Todos os pavilhões estavam repletos de uma energia positiva, com pessoas ávidas por descobrir as mais recentes novidades e tendências literárias. Essa experiência reforçou minha certeza de que ainda existem muitos leitores apaixonados pelo mundo dos livros e pela leitura, bem como muitas oportunidades para colaborarmos com nossos leitores por meio da Rede de Bibliotecas SESI/SENAI SC." 

Luciana, Coordenadora da Rede de Bibliotecas SESI/SENAI/ SC.  Foto arquivo pessoal.

AÇÕES ACONTECENDO NAS BIBLIOTECAS SESI/SENAI SC

Biblioterapia SESI SENAI Chapecó e SENAI Xanxerê. 

Em parceria com a Psicopedagoga Saiara, as Bibliotecas da Regional Grande Oeste estão realizando a Biblioterapia para estudantes da Educação Básica e Profissional. Iniciamos os encontros neste mês de setembro e já estamos planejando os próximos encontros. Nestes encontros, além da história contada, tivemos uma dinâmica muito especial que fez muito sentido para todos os participantes e deu um novo significado para alguns sentimentos que não conseguimos lidar no nosso dia-a-dia.

Confiram algumas fotos dos encontros deste mês:

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede SESI/SENAI 

Livros mais vendidos na Bienal Rio 2023.

A biblioteca da meia-noite. 

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. 

Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A biblioteca da meia-noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

_____________________________________________

Livro infantojuvenil

Diário de um banana Vol. 01: um romance em quadrinhos.


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no mundo do ensino fundamental, onde fracotes são obrigados a dividir os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário. Só não espere que seja todo Querido Diário isso, Querido Diário aquilo. Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

___________________________________

Literatura

A noite das bruxas.

(Adaptação do livro está em cartaz no Cinema )

Rowena Drake vai ser a anfitriã da tradicional festa de Halloween do vilarejo, durante os preparativos, uma das meninas de treze anos, diz ter testemunhado um assassinato, mas ninguém acreditou nela. Quando a festa estava para chegar ao fim, ocorre um crime e Hercule Poirot é chamado para descobrir o que aconteceu lá.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que se passa com Poirot, apenas na introdução e algumas partes mais para o fim que troca para alguns outros personagens. A linguagem é simples e flui bem, apesar de ter sentido uma densidade maior em algumas partes.

Agatha tem uma fórmula para escrever seus livros e elas funcionam muito bem, há um contexto inicial, ocorre um problema, normalmente assassinato, há a introdução do personagem que irá investigar e o processo de investigação até chegar na solução e possíveis explicações.

O que sempre diferencia são as causas, os contextos, personagens e métodos, e isso a Agatha faz com uma simplicidade, que torna as coisas mais palpáveis e críveis. Senti que em alguns momentos havia muitas descrições e percepções sobre assuntos que não eram tão relevantes para a dinâmica da história, apesar que é sempre numa medida muito pensada para não tornar a leitura enfadonha.

A trama em si é muito bem montada, com certeza vamos criando algumas teorias sobre o que aconteceu e quem estaria envolvido, de um tempo para cá, parei de tentar adivinhar especificamente quem seria o culpado e passei a tentar analisar o que poderia ter acontecido e motivações.

Como sempre, o ponto forte está nos diálogos, já que introduzem as informações necessárias para conhecer um pouco mais sobre os personagens e o que eles planejam, omitem ou dizem, e isso vai montando a história. 

                  _______________________________________


As coisas que você vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético. 

De tempos em tempos, surge um livro que, com sua maneira original de iluminar importantes temas espirituais, se torna um fenômeno tão grande em seu país de origem que acaba chamando a atenção e encantando leitores de todo o mundo.

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, As coisas que você só vê quando desacelera é um desses raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.

Ilustrado com extrema delicadeza, ele nos ajuda a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma, revelando como a prática da atenção plena pode transformar nosso modo de ser e de lidar com tudo o que fazemos.

Você vai descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está. Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.