n. 72 - 28 de Fevereiro de 2023

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial – IA – veio certamente para ficar e já faz parte da realidade da maioria das pessoas no dia-a-dia, como: Assistentes virtuais, Atendimento ao cliente, E-mails, Redes sociais, Comércio eletrônico, aplicativos de GPS, Alexa (Amazon), Siri (Apple), Cortana (Windows), Google Assistente (Google). Com estas últimas, é possível fazer uma infinidade de atividades, como pesquisas on-line; compras por voz; pedir para escutar uma música; ligar e desligar aparelhos eletrônicos e, até mesmo, trocar uma ideia. E porque, não?!

Ela veio para facilitar a vida das pessoas, mas para isso, tem como objetivo estudar e pesquisar caminhos que imitam o funcionamento dos neurônios humanos em máquinas por meio de mecanismos lógicos e matemáticos.

Podemos dizer que não estamos mais sozinhos ao utilizar por exemplo uma rede social, ao fazer uma ou mais pesquisas, estes caminhos gravam nossas preferências durante a navegação e, assim, conseguem fazer recomendações de amizades e mostrar anúncios mais assertivos. Além disso, a IA compreende até mesmo o emocional dos usuários a partir das postagens e, com isso, dá destaque para os conteúdos e imagens mais relevantes e remove os considerados impróprios para cada pessoa.

Nos últimos meses, a IA vem ganhando novas proporções desde o lançamento de uma importante ferramenta no final de 2022, chamada CHATGPT (desenvolvido pela OpenAI), ferramenta esta especializada em criar diálogos e textos impressionantes a partir de informações e dados retiradas da internet, com o objetivo de imitar a conversação humana, respondendo perguntas de maneira natural e fluente.

De lá para cá, a corrida das empresas em criarem uma ferramenta a altura tem sido enorme, como a promessa da nova ferramenta Bard, um serviço ainda experimental de IA (desenvolvido pelo Google), que promete ser uma nova etapa na forma como fazemos buscas pela internet.

Ficou curioso? Acesse abaixo e conheça mais destas importantes ferramentas que estão revolucionando o mundo.

CONTEÚDO EXTRA, ASSISTA!!

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede e/ou online.

Literatura

Arsèse Lupin: o ladrão de casaca .

Arsène Lupin, o ladrão de Casaca é uma coletânea de nove histórias do escritor francês Maurice Leblanc que constituem as primeiras aventuras de Arsène Lupin. O editor da revista francesa Je sais tout encomendou a Maurice uma novela policial, cujo herói fosse para França o que era para a Inglaterra o detetive Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Nasceu assim Arsène Lupin, personagem vivo, audacioso, impertinente, desafiando sem cessar o Inspetor Ganimard, arrastando corações atrás de si, zombando das posições conquistadas e ridicularizando os burgueses, socorrendo os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque  

_____________________________________________

Livro Infantil

Quem lê com pressa tropeça: o trava-língua. 


Num texto bem-humorado, Elias José revive uma tradição oral: o trava-línguas, habilidade de recitar bem rápido frases ou versos com sons semelhantes, sem trocar sílabas e sem interrupções. 

_____________________________________

Leitura sobre o tema

Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina.

Inteligência Artificial sob novos olhares. Com abordagem equilibrada de tópicos básicos e avançados desenvolvidos por renomados pesquisadores da área, esta nova edição traz exemplos de implemen­tações dos métodos abordados e exercícios teóricos e práticos. Vencedor do Prêmio Jabuti 2012 (Categoria Tecnologia e Informática) quando foi lançado, Inteligência Artificial Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina, aborda os principais conceitos e algoritmos de aprendizado de máquina e aponta caminhos para transformar esse conhecimento em aplicações práticas, como: auxílio ao diagnóstico de doenças e descoberta de tratamentos mais eficazes; monitoramento da qualidade da água; prevenção de incêndios florestais; detecção e localização de falhas em linhas de transmissão de energia; reconhecimento de imagens para prover segurança em eventos; bloqueio de mensagens fraudulentas que impõem riscos aos usuários, entre outras. Por que ter Inteligência Artificial? Há algum tempo, a área de inteligência artificial deixou de ser vista apenas como teórica destinada à aplicação em pequenos problemas curiosos para se tornar um campo de pesquisa crescente, em busca de soluções de problemas reais da sociedade. Katti Faceli, Ana Carolina Lorena, João Gama, Tiago Agostinho Almeida e André Carlos Ponce Carvalho preenchem, com sucesso, a lacuna de livros abrangentes e atualizados voltados ao público nacional. 

_____________________________________