n. 74 - 31 de Março de 2023

21 de março, dia Mundial da Poesia.

O Dia Mundial da Poesia surgiu na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999, quando foi escolhido o dia 21 de março para a comemoração anual dessa arte que atravessa os séculos. A iniciativa teve o intuito de reconhecer e impulsionar novos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais.

O Dia Mundial da Poesia visa à divulgação de diversos movimentos poéticos. A criação dessa data tem o objetivo de promover a diversidade das línguas,pois por meio da poesia, os idiomas ameaçados terão maiores possibilidades de expressão nas comunidades.

Além disso, a data comemora não só a arte de fazer poemas, mas o papel que a poesia representa na sociedade, pois as atividades relacionadas à ela, intensificam o intercâmbio cultural internacional. 


Fonte Dia mundial da poesia: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/21-de-marco-dia-mundial-da-poesia.htm

Poesia é como chamamos o conteúdo de um texto literário marcado pela conotação, ambiguidade e estranheza. Alguns tipos de poesia são: écloga, elegia, epitalâmio, madrigal, ode e sátira. A poesia pode ser escrita em versos ou em prosa e não deve ser confundida com o poema, que é uma estrutura textual. 

Quais são as diferenças entre poesia e poema?

Poesia está relacionada ao conteúdo. Assim, a temática lírica, emotiva, ambígua, plurissignificativa caracteriza o texto poético. Nessa perspectiva, o conteúdo poético pode estar presente tanto em um texto em prosa (a chamada “prosa poética”), quanto em um texto escrito em versos, ou seja, em forma de poema.

Poema está relacionado à forma, estrutura. Portanto, o verso, a estrofe e as rimas são elementos estruturais de um poema. O verso é o principal deles, pois é o que diferencia o poema de um texto em prosa. O poema pode ser lírico (apresenta conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história). Se o poema for narrativo, além de ser escrito em versos, deve possuir todos os elementos de um texto do gênero narrativo: personagens, narrador, enredo, tempo e espaço. Então, para diferenciar um poema lírico de um narrativo, é só verificar se ele conta uma história ou não.

História da poesia

Na Antiguidade, além dos poemas épicos (narrativas heroicas), também se produzia a poesia lírica. Desse modo, está aí a origem mais remota de que temos notícia. Nesse período, a poesia apresentava os mesmos elementos que persistem na atualidade, isto é, a expressão subjetiva e conotativa de emoções e pensamentos.

A poesia dessa época tinha forte ligação com a oralidade, já que era feita para ser cantada ao som de uma lira (um instrumento musical de cordas). Tal característica permaneceu no período medieval, quando foram produzidas as cantigas trovadorescas. Contudo, no final da Idade Média, a poesia passou a ser declamada. E, a partir do renascimento, passou a ser valorizada a leitura individual.

Fonte: SOUZA, Warley. Português: o seu site de língua portuguesa: poesia. Disponível em:https://www.portugues.com.br/literatura/poesia.html#:~:text=Poesia%20%C3%A9%20como%20chamamos%20o,que%20%C3%A9%20uma%20estrutura%20textual. Acesso em: 28 mar. 2023

Soneto de Fidelidade


De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


Estoril, outubro de 1939


Vinicius de Moraes.

CONTEÚDO EXTRA, ACESSE! 

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede e/ou online.

Literatura Infanto-juvenil

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo. 

Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser. Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

_____________________________________________

Literatura Infantil

A poesia se faz num pescar de olhos. 


Fazer poesia é uma arte tão sutil que, numa distraída piscada de olhos podem nascer versos que falam de futebol, de provérbios, de tempo e, principalmente, das diversas maneiras de fazer poesia. A poesia se faz num pescar de olhos é a solução para quem é atrapalhado e para quem vive encucado, distraído: um livro para quem gosta de viajar com as palavras, brincar com elas e ficar ligado, plugado, conectado com as coisas do mundo e do coração. 

_____________________________________

Livros sobre o tema

Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente.

Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, esse coletivo literário passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas do Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que a nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes. 

          _____________________________________


Half love: metade amor.

Um livro de poesias bilíngues em Português e Inglês, que toca em assuntos como amor e perdas, trauma e cura, feminilidade, saudade de casa e imigração

Dentro dessas páginas, você encontra uma década na vida de uma mulher imigrante dividida em seis capítulos que falam sobre vida, amor e morais. Cada capítulo alterna entre poemas escritos em Português e traduzidos para o Inglês, e poemas escritos em Inglês e traduzidos para o Português. Os leitores são levados a uma jornada onde a autora sobrevive um “exílio voluntário” ao deixar abertas as portas das novas possibilidades. E esperança é sempre uma ótima notícia, certo?

__________________________________________

 

Livro técnico

Vivendo a comunicação não violenta: como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz. 

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um dos temas mais transformadores e fundamentais que nós da Sextante já publicamos. Ela é tão essencial que deveria ser ensinada a todas as pessoas, assim como ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Mais do que uma técnica para resolver conflitos, é um modo de ser, de pensar e de viver que, como diz Marshall Rosenberg, "nos ensina a expressar o que está vivo em nós e a enxergar o que está vivo nos outros. Assim podemos descobrir o que fazer para enriquecer essa vida".

__________________________________________