n. 78 - 31 de maio de 2023

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, 22 DE MAIO. 

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Os termos diversidade biológica ou biodiversidade foram criados para se referir aos números de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os vegetais, animais e microrganismos.  

O Brasil é o país que detém uma das maiores biodiversidades de flora e fauna do mundo e é por meio da flora e da fauna que os ecossistemas regulam os processos climáticos, filtram e purificam a água, reciclam nutrientes, mantêm a fertilidade dos solos, se tornam fontes naturais de recursos, madeira, alimento. Mas o que garante que esses serviços ambientais sejam realizados em todos os locais é a diversidade das espécies. A variedade genética dentro das populações de uma espécie é muito importante, porque permite fornecer adaptações para os diferentes locais em que a espécie venha a habitar.  


Fonte: Portal de Educação Ambiental. 22 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE. 2023. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/2023/05/22-de-maio-dia-internacional-da-biodiversidade/#:~:text=A%20data%20foi%20institu%C3%ADda%20pela,diversidade%20de%20vida%20no%20planeta. Acesso em: 24 maio 2023. 

ASSISTA AOS VÍDEOS SOBRE ESSE TEMA!

Indicações da Quinzena

Disponíveis nas bibliotecas da Rede SESI/SENAI e/ou online.

Literatura geral

O livro da ecologia. 


Por que a diversidade biológica é importante? Como foi descoberto o buraco na camada de ozônio? Ao longo da história, muitos tentaram classificar os organismos vivos e entender como a natureza funciona. Ao passo que aumentamos a influência humana no planeta, se torna cada vez mais importante e urgente responder essas questões profundas.

_____________________________________________

Literatura infantil

A última árvore do mundo. 


Um dia, uma árvore se vê sozinha no mundo. Mas, nem por isso deixa de seguir em frente com sua vida. Ela continua a dar frutos, flores e abrigo a todos que vivem em sua volta. Uma história poética e delicada, capaz de encantar as crianças.

_____________________________________

Livro sobre o tema

Reserva Biológica Estadual do Aguaí: floresta atlântica - Santa Catarina.

Santa Catarina é resultado do Programa de Educação Ambiental do Instituto Felinos do Aguaí. A obra foi criada com o objetivo de divulgar um material educativo que retratasse a importância que a Reserva Biológica Estadual do Aguaí tem para o desenvolvimento sustentável da região sul de Santa Catarina.
A publicação deste livro é resultado das pesquisas realizadas pelo Instituto, em parceria com órgãos públicos, privados, pesquisadores e comunidades que vivem no entorno da reserva. Ilustrado por belas imagens e apresentando uma linguagem simples, a edição deste livro pretende servir de base de informações para qualquer pessoa interessada em conservação. O material apresenta um conteúdo que vai desde educação ambiental, história local, geológica, paisagem, clima, vegetação, fauna, recursos hídricos, aspectos culturais, impactos sobre a biodiversidade, até o turismo sustentável. 

            __________________________________