Palestra - Aluno para Aluno

Palestra de Aluno para Ano

Entre os dias 13 e 21 de outubro, o Clube Europeu realizou um ciclo de palestras/debates pela crise climática, destinadas aos alunos do ensino secundário. Participaram as turmas 10ºVA, 10ºVB, 12ºVB e 12ºVC. As palestras de “Aluno para Aluno” tiveram como finalidade evitar que o público-alvo, ficasse constrangido com a presença de técnicos especializados, que por vezes utilizam conceitos complicados e aborrecidos perdendo-se muitas das vezes, o interesse em colocar questões e interagir. As palestras visaram sensibilizar os discentes, para a importância da preservação deste planeta, que é o nosso lar, e simultaneamente apresentar o resultado da NASA e da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) sobre as alterações climáticas, ao longo de 150 anos. De forma, descontraída e motivadora, os alunos tomaram consciência, sobre o maior desafio que nos nossos dias a Humanidade atravessa. O objetivo fulcral foi sem dúvida, uma conversa de “Aluno para Aluno”, e não as tradicionais palestras. Obtendo-se assim, mais resultados. No final, desta atividade foram distribuídos a todos os alunos do ensino secundário, crachás de sensibilização (realizados pelos alunos do Clube Europeu – “O Planeta é o Nosso Lar”.

No final da atividade, o feedback, dos alunos e dos professores acompanhantes foi excelente. O Clube Europeu estreou, assim, uma nova forma de palestra. Onde o produto final, foi a “soma de todas as coisas”.

Crachás de sensibilização, sobre as Alterações Climáticas


Os alunos organizadores da atividade apresentarem de forma irrepreensível, a Palestra. Para o efeito realizaram como base de suporte um PowerPoint, apelativo e cheio de humor, captando atenção dos alunos desde o início até ao final. A Palestra/debate, teve a duração de 50 minutos. Aprender a brincar, foi o lema desta ação, com momentos de sensibilização, dramatismo e humorismo.


Objetivos da Palestra:

Toda a sessão foi delineada e providenciada, pelos alunos do Clube Europeu. O facto desta preparação e planificação ter sido interna (criada pelo próprio clube) teve em vista dois objetivos em concreto: por um lado, permitiu que os membros do clube investigassem e adquirissem mais conhecimento sobre esta ameaça que abrange o século XXI; por outro lado. possibilitou que os alunos aprimorassem e estendessem a sua capacidade de comunicação, apresentação e originalidade na criação da palestra e do debate.

É ainda de referir a Forma inovadora que caracterizou a Essência desta Palestra – “De Aluno para Aluno”. O facto da atividade ser desenvolvida por parte de Alunos para outros Alunos, teve como objetivo eliminar a banal barreira que existe regularmente entre o público e o orador-resultando na maioria das vezes, numa falta de interação ou mesmo de compreensão dos temas abordados e constrangimento entre o orador e o auditório. Assim, evitando a presença de pessoal especializado que normalmente recorre a conceitos complicados e aborrecidos, limitando a atenção, e o interesse por interagir. A palestra desenrolou-se de forma tranquila e em tom de conversa entre os alunos que também participaram e trocaram diferentes pontos de vista, (permitindo assim que a mensagem sensibilizadora fosse transmitida na sua íntegra). No cômputo geral, os alunos mantiveram-se interessados e participativos, e ao mesmo tempo, foram transmitidas informações científicas e factuais acerca das Alterações Climáticas o que também contribuiu para uma aquisição de conhecimento por parte da comunidade educativa.

Foram ainda criados crachás personalizados com o nome de cada aluno, individualmente, bem como um símbolo ou imagem alusivo à questão ambiental, que permitiram que a Palestra não fosse um momento ocasional, mas que os valores trocados estivessem simbolicamente, representados - «Não há Planeta B» e que o papel de cada um é crucial para reverter este problema (P.S. ainda hoje é o dia que vemos crachás anexados em mochilas de alguns estudantes, semanas após a palestra)

Vantagens e Benefícios a destacar desta atividade:

  • O Desenvolvimento Pessoal, nomeadamente: a aprimorarão da capacidade do Trabalho de Investigação por parte dos membros do clube, bem como das suas capacidades de interação, comunicação e dinamismo, que se revelam ser essenciais ao longo de toda a sua carreira académica, mas também para a sua vida quotidiana.

  • A Informação Transmitida ao longo de toda a sessão, onde os jovens tiveram acesso a informações factuais, acerca da problemática e adquiriram assim mais conhecimento nesse âmbito.

  • Momento de Reflexão por parte dos jovens, que durante este período se consciencializaram acerca desta questão, bem como do Incentivo à criação da sua Opinião Crítica, uma vez que, tiveram oportunidade de opinar e de debater o tema; manifestar a sua opinião; sugerir medidas que poderiam ser aplicadas; motivos que consideram ser determinantes para o estado em que nos encontramos.

  • Valorização da Participação dos jovens durante toda a sessão e a garantia de que perceberam todos os conceitos abordados, bem como os temas referidos.

  • A Inovação presente na essência da Palestra, em pé de igualdade e transmitida por alguém que lhes é próximo- «De Aluno Para Aluno».

  • A Criação bem como o Fortalecimento dos laços que regem o estabelecimento escolar, já que os alunos tiveram contacto direto com os membros do Clube, debateram com os mesmos e criaram novas amizades. Resultando num ambiente escolar mais harmonioso, contribuindo assim, para a vertente social inter-turmas que muitas vezes é esquecida e desvalorizada.

  • Distribuição de Crachás Personalizados, que evocam a responsabilidade e dever cívicos de cada um, bem como relembram o momento que se deu e da importância individual que cada um tem no melhoramento da atenuação das consequências resultantes destas Alterações.