DIA DA MÃE

Dia da Mãe


Da mesma forma que celebramos o dia do Pai, o Clube Europeu convida-te para comemorares connosco o dia da Mãe. Os nossos progenitores são parte integrante do nosso ADN - recheado de amor incondicional, carinho, conforto, alegria, sustento, orgulho, honra e o nosso porto seguro.

Obrigada Mãe e Pai por existirem.

Dia da Mãe – domingo, 2 de maio

Origem

A mais antiga alusão à figura materna, remonta ao período paleolítico, onde encontramos pequenas estatuetas de figura femininas, as Vénus. Segundo algumas teorias, a mulher “aparece” com uma função importante – a de reprodutora. A sua importância é assim, determinante nas sociedades paleolíticas. A mais antiga comemoração deste dia é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor."

Mas… a primeira sugestão, para a criação de uma data cujo objetivo é celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão (Guerra Civil Americana de 1861 a 1965). Em 1870 a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

Popularização

Reconhecida como fundadora do Dia das Mães, foi a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day, foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.

Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima), embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal.


Não te esqueças, todos os dias, são dias da Mãe!


O Clube Europeu realizou um Book, com sugestões para o dia da Mãe.

Aqui vai o Link

https://app.bookcreator.com/.../EmMVLCLLS2akyj3N.../6n3sZPUi

Mãe é quem nos acompanha nas primaveras das nossas vidas




Queremos deixar uma sugestão para tornar este dia da Mãe ainda mais especial: ofereça um mundo mais justo e a possibilidade de reunir a família da Nasrin.

Este domingo, é à Nasrin Sotoudeh e à sua luta que dedicamos o Dia da Mãe, por ser uma advogada dedicada, uma mulher corajosa e uma mãe carinhosa.

Faz o mesmo. Junte-te à nossa campanha para ajudar a Nasrin e todas as Mães que ainda têm de lutar pela sua liberdade. Faz um donativo e recebe um postal que podes oferecer a alguém igualmente especial. Aqui vai o link da Amnistia Internacional

A tua ajuda é fundamental para que, nos próximos meses, nos seja possível continuar a lutar pela liberdade de Nasrin, pelos direitos das mulheres e por um mundo mais justo para todas as pessoas.

Nasrin Sotoudeh é uma daquelas pessoas inspiradoras, que tem mesmo de conhecer...

No Irão, é uma das mais reconhecidas advogadas, defensora de causas que poucos têm a coragem de aceitar. Entre os seus clientes estão menores condenados à morte, minorias discriminadas, jornalistas julgados por fazer o seu trabalho e jovens que querem ter o direito a vestirem o que quiserem.

Por fazer este trabalho, Nasrin está presa desde 2018 e a sua sentença é cruel: 38 ANOS DE PRISÃO E 148 CHICOTADAS