"O Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário Promove a Mobilidade" (Conclusão)

"O Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário Promove a Mobilidade" (Conclusão)


O CLUBE EUROPEU, concluiu o projeto "O Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário Promove a Mobilidade Sustentável", 2020/2021-

Os Ilustres Membros deste Clube, "cantaram" em voz alta, a fase final do projeto.

Assim...

- Os alunos deste Clube, consideram o transporte ferroviário de grande relevância na coesão entre os territórios. Fazemos parte duma grandiosa Nação a que chamamos Pátria Portuguesa, vangloriamos-mos de ter as fronteiras mais antigas da Europa e somos pioneiros nas descobertas além-mar. Abrimos “novos caminhos e novas portas ao mundo” no século XV, com os descobrimentos portugueses. Orgulhámo-nos dos nossos antepassados que se aventuraram por mares “nunca antes navegados”. Descobriram novas gentes, novas culturas e novos mundos. É através deste ADN histórico, que faz dos portugueses, pessoas simples, conscientes, curiosas e com desejo de saber mais e melhor. É com este sentimento que o nosso Clube, pretende colocar Portugal na vanguarda da Europa e construir o Homem do Amanhã – Homem consciente e sensato, ultrapassando assim, um dos maiores desafios da Humanidade – As Alterações Climáticas. Para tal, é necessário a tomada de atitudes sustentáveis – O Transporte Ferroviário. Devemos apostar numa ligação harmoniosa, segura e agradável entre os territórios portugueses, aproximando as pessoas. O transporte ferroviário interliga as pessoas, as regiões e as empresas em todo Portugal. Além disso, constitui prova da competência técnica e faz parte do nosso património e cultura portuguesa.

- A construção de uma linha ferroviária no Vale do Sousa é um projeto exequível. Para que tal aconteça, é necessário “remarmos” todos para o mesmo lado. Juntos podemos chegar a um bom porto.

- Os transportes são responsáveis por um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na UE, numa altura em que as emissões dos transportes continuam a aumentar. Para atingir o objetivo da neutralidade climática até 2050 – as emissões dos transportes têm de baixar 90 %. Nos últimos 25 anos, a Comissão Europeia tem sido muito ativa na proposta de reestruturação do mercado europeu de transporte ferroviário e, a fim de fortalecer a posição das ferrovias em relação a outros modos de transporte. Os esforços da Comissão concentraram-se em três grandes áreas, todas cruciais para o desenvolvimento de uma indústria de transporte ferroviário forte e competitiva: (1) a abertura do mercado de transporte ferroviário à concorrência, (2) melhorar a interoperabilidade e a segurança das redes nacionais e (3) desenvolver a infraestrutura de transporte ferroviário. Estas regras destinam-se a abrir o mercado dos serviços nacionais de transporte de passageiros e a reduzir os custos e os encargos administrativos das empresas ferroviárias que operam em toda a UE. Não podemos esquecer que Portugal encontra-se inserido neste programa da UE. Por isso, vai ter que começar a apostar na construção de novas linhas, na segurança das mesmas e modernizar os seus comboios. No ano de 2050, a grande aposta é o Transporte Ferroviário, promovendo assim a mobilidade sustentável, se Portugal pretende continuar na Comunidade vai ter que fomentar a criação de novas linhas.

- Portugal tem a obrigação de passar para o século XXI e não ficar "preso" nos tempos áureos do Fontismo.

Concluímos, que através de um compromisso responsável e racional, Portugal poderá atingir com sucesso a meta estabelecida pela Comunidade e alcançar a tão desejada neutralidade climática em 2050, embora "ainda não seja suficiente e neste ponto o Parlamento Europeu, tem que se esforçar mais". Todo este processo não pode ser uma Utopia, mas " temos a obrigação de o tornar uma realidade", e cabe à "geração futura, lutar por estes ideais, para que estejam bem patentes no nosso quotidiano".

Construímos Origamis de comboios, com mensagens sobre a sustentabilidade dos Transportes Ferroviários.

Por isso, junta-te à nossa causa e não percas o comboio... pois ele é o futuro.