Alterações Climáticas 2019/2020


Objetivos do Clube - 2019/2020

Alterações Climáticas - um desafio para a Europa

No âmbito do tema proposto pela Rede Nacional de Clubes Europeus - Alterações Climáticas - um desafio para a Europa, os Membros deste Agrupamento foram desafiados e escolheram os seguintes Objetivos e as respetivas atividades:

1º Objetivo Alertar e sensibilizar toda a Comunidade Educativa para as Alterações Climáticas.

Atividade 1 – «Exposição Fotográfica - Antes e Depois»: Exposição de Posters científicos elaborados pelos alunos, com imagens do meio ambiente, referentes ao Antes e Depois (paisagens idílicas; ambientes; povos; catástrofes consequentes das alterações climáticas; fauna; flora; oceanos). Estas imagens pretendem alertar e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade educativa, para um dos maiores desafios que se colocam atualmente à humanidade. Provando deste modo, as grandes mudanças registadas, no meio ambiente, muitas das vezes, num curto espaço de tempo. Esta exposição, será na escola de Vilela – Biblioteca, 3º período (14 a 24 de abril).


Atividade 2«Palestra - De Aluno para Aluno»: Palestra/Debate pela crise climática, organizada pelos alunos do Clube Europeu, destinada ao ensino secundário. Esta palestra – “De Aluno para Aluno”, tem como finalidade, evitar que os discentes, se sintam desconfortáveis e constrangidos com a presença de pessoal especializado, que por vezes utiliza conceitos complicados e aborrecidos, perdendo-se muitas das vezes, o interesse em colocar questões ou interagir. Visa, sensibilizar os alunos para a importância da preservação deste planeta, que é o nosso lar, e dar a conhecer o resultado da NASA e da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) sobre as alterações climáticas, ao longo de 150 anos. Em suma, consciencializar os alunos sobre esta problemática, mas de forma, descontraída e motivadora, onde o objetivo fulcral é uma conversa de «Aluno para Aluno», e não as tradicionais palestras. Obtendo-se assim, mais resultados. No final, desta atividade serão distribuídos a todos os alunos do Secundários, crachás de sensibilização (realizados pelos alunos do C. E.) – “O Planeta é o Nosso Lar”.

Atividade 3«Simulacro Ambiental»: Realização de um simulacro que irá envolver todo o Agrupamento, com o objetivo de consciencializar a comunidade educativa de forma impactante. Todo o recinto escolar entrará em modo simulacro, mas só quando chegarem ao ponto de encontro (campo de jogos) é que os alunos terão consciência, que não se trata de um simulacro comum (de causas naturais, incêndio, entre outros), mas sim de um simulacro de sensibilização ambiental. Somente os professores, terão conhecimento, sobre o conteúdo do simulacro.

Pelo caminho, até ao campo de jogos os alunos irão receber pequenas pistas de anomalias (garrafas plásticas no chão, sacos lixo…); chegados ao campo de jogos os alunos deparar-se-ão com cartazes, faixas e imagens de sensibilização, uma mega escultura realizada com material reciclado, e com a quantidade de lixo que os mesmos produzem num dia de aulas comum. Este grande simulacro de sensibilização irá ter um impacto geral, não só nos alunos mas em toda a comunidade educativa. Este acontecimento, contará com a presença da Cruz Vermelha, assim como, um deputado da Câmara Municipal de Paredes.

Esta atividade, está prevista, para o dia 6 de maio, (4ª feira), pelas 12 horas.

2º Objetivo Evolução histórica das Alterações Climáticas e o seu impacto no mundo.

Atividade 1«Reportagem sobre as Alterações Climáticas»: Criação de um vídeo reportagem, onde irão ser colocados excertos de várias plataformas, sobre a temática, e onde serão abordados vários aspetos; Por exemplo, a comparação entre várias regiões do mundo, e a forma como lidam e acreditam nas alterações climáticas (ex: quando Donald Trump nega existirem as alterações climáticas…). Assim, serão retirados vários excertos de diferentes realidades com o objetivo de mostrar aos alunos as diferentes opiniões, medidas e realidades sobre a temática em vários locais do mundo.

Visualização aos alunos do Agrupamento, com sessões de documentários, sobre as Alterações Climáticas “Os Oceanos” e com o vídeo reportagem. Estas sessões, serão realizadas, na escola de Vilela – Biblioteca, (dia 17 de abril).

Atividade 2«Entrevista e sensibilização à população sénior»: Realização de entrevistas aos seniores, valorizando o seu testemunho e o seu ponto de vista.

Por exemplo: pequenos gestos onde no seu tempo tomavam decisões que inconscientemente, ajudavam a combaterem as Alterações Climáticas (por exemplo, o facto de grande parte dos produtos serem comprados avulso, em quantidades necessárias, o principal transporte ser feito a pé, o uso de sacolas de pano, entre outros). Neste sentido, irão ser sensibilizados e atualizados sobre este problema, bem como as suas consequências. Esta entrevista, terá lugar, na Santa Casa da Misericórdia de Paredes, no dia 19 de fevereiro, às 10h.

Atividade 3«Entrevista com o Presidente da Câmara de Paredes» (Dr. Alexandre Almeida): Realização de uma entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Paredes, com o objetivo de conhecer as medidas tomadas pela autarquia, em relação às alterações climáticas (por exemplo, a existência de centrais de reciclagem de lixo, passe único que promova o uso a transportes públicos, a colocação de mais ecopontos, entre outros…). Além disso, irão ser abordados outros temas, como por exemplo, se compete à política tomar medidas no sentido, de incentivar e promover os cidadãos, para comportamentos ecológicos e avant gard (reforçando a importância da sustentabilidade). Se a resposta for positiva, de que forma, está envolvida, (quer a nível nacional ou municipalmente), no combate, a este terrível pesadelo, que nos ameaça e assusta. Esta entrevista, está programada para o dia 17 de fevereiro pelas 11h30.

3º Objetivo Medidas para combater/reduzir as alterações climáticas. O que fazer?

Atividade 1«Atividades de promoção à tomada de atitudes sustentáveis»: Exposição/concurso escolar de esculturas, com materiais reciclados, sobre o clima/planeta – envolvendo todo o Agrupamento desde o pré-escolar até ao 3º Ciclo do Ensino Básico, assim como, a Comunidade Sénior. Parceria com entidades como a “plásticus marítimus” ou “do lixo se faz música” (Casa da Música do Porto). “Reciclar não passa só por pôr o lixo nos baldes certos. Podemos nós mesmos dar-lhe nova vida. Podemos fazer música com ele. De garrafas de plástico a velhos teclados de computador, são muitos os objetos sem uso que, onde a criatividade leva à música e as duas juntas contribuem para a consciência ambiental”. "Temos que mudar é os comportamentos". A nossa criatividade não tem fim.

Esta exposição terá lugar na Câmara Municipal de Paredes nos dias 18 a 29 de maio. Pretende-se incentivar e transmitir medidas sustentáveis que podemos e devemos tomar. Esta atividade tem como objetivo, mostrar à Comunidade, que todos juntos, podemos fazer a diferença e construir um mundo melhor.

Atividade 2«Rede de Biopots»: Criação de uma rede de Biospots no Agrupamento ou Freguesia de Rebordosa, em parceria com a autarquia (Rede de Biospots: Rede de áreas de floresta urbana (dominantemente autóctone) numa determinada área criada para promover a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, a adaptação às alterações climáticas e a amenização paisagística. É a materialização de uma parte da Estrutura Ecológica do Município.

Entrevista com a Presidente da Freguesia de Rebordosa (Dra. Salomé Santos), sobre a rede de Bioposts, no dia 18 de fevereiro pelas 14h.

Atividade 3«Marcha verde»: “A Terra, o nosso legado”– Realização de uma marcha verde com a participação dos alunos do 2º Ciclo. Assemelhando-se a uma manifestação climática (greve estudantil pelo clima). Ao mesmo tempo, os alunos efetuarão, uma caminhada com o propósito de sensibilizar e ao mesmo tempo, realizarem plogging (limpeza do espaço), numa área pública envolvente à escola. Assim, os alunos tomarão consciência da quantidade de lixo existente, bem como a limpeza do espaço, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável. Esta atividade, está agendada para o dia 30 de abril (5ª feira). Parceria com os professores de Educação Física deste Agrupamento.

Criação de uma mascote para o evento.

Todos juntos, poderemos construir um mundo melhor e mais saudável.