Debate sobre as Alterações Climáticas

Debate de sensibilização - As Alterações Climáticas

No dia 30 de novembro os alunos do Clube Europeu, em parceria com os alunos do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, promoveram um debate sobre os hábitos de reciclagem e separação dos resíduos da comunidade escolar à turma do 9º VA.

Esta atividade coincidiu com a 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗲𝘃𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝘀𝗶́𝗱𝘂𝗼𝘀, pretendendo-se sensibilizar a comunidade escolar para a importância de Reduzir, Reutilizar, Reciclar, ajudando a formar eco cidadãos responsáveis, proativos e preocupados com o meio ambiente e o futuro do Planeta Terra.


Deu-se início ao debate com a projeção do vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=o8B5_g0o4kw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2hPJU31-x6cPrJjeWUmOrGF6p-5KPQSTFki8od4Y1MlOb2_Fog6CH9Hok

De forma a introduzir o tema de mote ao debate e desafio ao projeto. De seguida foram analisadas algumas curiosidades (Sabias que…?) relacionadas com a produção de resíduos e consumo dos recursos materiais e matérias primas.

A turma anfitriã começou por colocar algumas questões aos colegas mais novos, nomeadamente questões direcionadas com os hábitos de separação e reciclagem dos resíduos em casa e na escola de forma a identificar-se os principais problemas ainda visíveis como entraves ao problema em discussão. Questões tais como a inquirição da separação do lixo em casa, quem cuida desta tarefa em casa, qual a quantidade média de resíduos produzidos e qual o destino do mesmo, se os ecopontos ou o lixo indiferenciado. Pois todo o processo deve começar por cada um de nós, na escola, na família, na sociedade.

Passando-se a debater o problema do lixo e dos resíduos nos hábitos diários de separação do lixo no espaço escolar.

Após uma participação ativa entre todos os intervenientes, foram identificados e registados pelos alunos como problemas mais frequentes e que continuam a constituir ainda um entrave ao processo da reciclagem e tratamento dos resíduos em casa e na escola: A maioria dos problemas identificados referem:

  • O descuido dos colegas em colocar o lixo nos caixotes, em manter os espaços coletivos limpos e arrumados, verificando-se a acumulação de lixo no chão em alguns espaços da escola ou fora dos caixotes;

  • Falta de hábitos na separação e tratamento do lixo.

  • Algum desinteresse pelo assunto, nomeadamente pelo processo correto de separação e reciclagem dos resíduos, colocando tudo no lixo comum

  • Alguma desinformação;

  • Falta de caixotes de lixo e ecopontos em número suficiente no espaço escolar.

  • Falta de colaboração e empenho nestes temáticas e projetos, nomeadamente dos alunos mais velhos (3º ciclo?).

No entanto, verificou-se que em família, existe algum cuidado em separar e reciclar os resíduos domésticos, mas depois em contexto escolar não colocam em prática estes hábitos.

Da discussão final foram elencadas as seguintes soluções para ajudar a minimizar/ contornar os problemas identificados:

  • Persistir na formação/ sensibilização da comunidade escolar;

  • Sensibilizar e envolver ativamente toda a comunidade escolar nesta temática e nestes projetos;

  • Contribuírem para a construção e colocação de ecopontos nas diferentes áreas do espaço escolar;

  • Desenvolverem um papel mais ativo, nos intervalos, entre pares, “chamando a atenção”, sensibilizando e dando bons exemplos aos colegas que continuam a não cumprir com os seus deveres de eco cidadãos;

  • Sensibilizar e envolver a família, na separação e recolha de resíduos a serem entregues na escola e que terão o devido destino;

As soluções apontadas, foram fundamentais para a construção do Plano de Ação Academia Ponto Verde do nosso Agrupamento e ajudarão a aumentar a nossa meta do volume de embalagens recicladas na escola (plástico / metal / papel / cartão / vidro)

Verificou-se que as ideias, a identificação dos problemas e as conclusões resultantes do debate, vão de encontro ao estudo e Plano de Investigação prévio, aplicado a toda a comunidade escola.

Foi um debate muito produtivo, tendo-se atingido o objetivo esperado, ou seja, a sensibilização para a mobilização e envolvimento de toda a comunidade escolar na correta separação, tratamento e recolha de resíduos a que se propõe este projeto. Todos ajudaremos a construir um futuro mais limpo e sustentável.