25 de Abril - 48 anos de Democracia

25 de Abril - 48 anos de Democracia


Os alunos do Clube Europeu em parceria com os alunos de História, realizaram a atividade "Os perigos das Ditaduras, para a Democracia", no âmbito da comemoração dos 48 anos do 25 de Abril.


Para além dos trabalhos realizados, os alunos da Escola Secundária de Vilela, assistiram a uma palestra/convívio, sobre a Guerra Colonial. Para o efeito foram convidados dois veteranos de guerra, os senhores Joaquim Neto e Baltazar. Ao longo, de 1h, os alunos, de uma forma lúdica e divertida, tomaram consciência da importância, da Democracia, na sociedade atual, onde a Guerra Colonial foi um dos temas abordados.


Obrigado 25 de Abril. Obrigado FMA.

OS PERIGOS DAS DITADURAS PARA A DEMOCRACIA


Se atentarmos à história mundial as ditaduras de direita, surgem normalmente após um período de crise, em que as instituições parecem paralisadas e a corrupção aumenta, colocando em causa o sistema democrático.


Nessas alturas de crise, normalmente, surge uma figura que capitaliza o descontentamento e que, por vezes por eleição como o caso do Hitler, ou na sequência dum golpe de estado, toma o poder, assenhora-se dele e nele permanece, instaurando um regime autocrático, ditatorial, e retirando todas as liberdades, direitos e garantias à população.


Passou-se com Salazar que, embora noutros tempos, conseguiu controlar um país e instaurar um regime autocrático, na sequência do 28 de maio, regime que durou grande parte do século XX português.


É urgente que o sistema democrático liberal se refunde, se modernize, que responda eficientemente e eficazmente aos anseios da população enquanto é tempo e que, persiga a corrupção, embora esta última também exista em autocracias e rigoroso controlo da impressa e das redes sociais, faz com que a maioria da população desconheça a sua endémica existência.


Penso que temos que nos começar a preocupar em preservar a democracia liberal representativa e não nos deixarmos embarcar por cantos de cisne enganadores, nacionalistas, populistas e xenófobos, que se aparentam como salvadores da pátria, agitando a corrupção como bandeira e exigindo reformas penais medievais.


Como dizia Churchill a democracia é o melhor dos piores sistemas.


Assista ao vídeo, com os trabalhos realizados pelos nossos alunos.