Pacto Ecológico Europeu
O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável
1º Objetivo – Alertar e sensibilizar toda a Comunidade Educativa para as novas energias alternativas: o Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável.
Atividade 1 – “Realização de um inquérito” e tratamento dos dados obtidos à Comunidade Educativa, sobre a importância do Transporte Ferroviário, na área de influência da escola. Recolha de dados estatísticos na CP, em relação ao volume anual de passageiros; áreas de origem e destinos; motivo do uso do transporte ferroviário; comodidade; segurança e velocidade.
Atividade 2 – “Vídeo reportagem”, realizado pelos alunos, sobre a importância do Transporte Ferroviário. Destacando as vantagens deste transporte que promove a mobilidade sustentável e inteligente. Este vídeo será apresentado em todas as turmas deste Agrupamentos, bem como a sua projeção nas redes sociais de Paredes e Câmara Municipal. A decorrer durante os mês de maio.
Atividade 3 – “Exposição Fotográfica/Maquetas” realizada pelos alunos do secundário, sobre a importância do Transporte Ferroviário na linha de Paredes. Parceria com a Câmara Municipal de Paredes, para obtenção de material fotográfico. Construção de maquetas de gares (Europeias) e de comboios, realizadas pelos alunos do 7º ano. Esta exposição terá lugar no Posto Interativo de Turismo de Paredes, durante os mês de junho. Pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos meios ferroviários na redução das emissões de CO2 e promovendo a mobilidade sustentável.
2º Objetivo – A evolução e a importância do Transporte Ferroviário no desenvolvimento histórico, social-económico e turístico da região.
Atividade 1 – “Realização de atividades com os alunos” (3º ciclo e secundário) - Quizz sobre a evolução e a importância do Transporte Ferroviário no desenvolvimento histórico, social e turístico da região: a importância da linha do Douro na interligação entre áreas de interesse turístico e classificadas como Património Mundial da Unesco - região Demarcada do Douro e centro Histórico do Porto. Esta atividade, será em parceria com todas as turmas do Agrupamento, no dia 06 abril ao primeiro tempo da manhã (das 8h30m às 9h).
Atividade 2 – “Entrevista com o responsável da CP da Área Metropolitana do Porto”: esta entrevista visa obter esclarecimentos sobre a valência que a UE prestará a nível financeiro e assistência técnica para ajudar quem é mais afetado pela transição para a economia verde, através do Mecanismo para uma Transição Justa. Este mecanismo ajudará a mobilizar, pelo menos, 100 mil milhões de EUR no período de 2021-2027, nas regiões mais afetadas. Saber se alguma desta ajuda financeira, chegará à área referida e aos setores fulcrais da economia, nomeadamente o comércio a indústria e o turismo da região. No ano de 2050, a grande aposta da UE é o Transporte Ferroviário, promovendo assim a mobilidade sustentável, se Portugal pretende continuar na Comunidade vai ter que fomentar a criação de novas linhas, apostar na segurança das mesmas e modernizar os seus comboios.
Atividade 3 – «Entrevista com vereador da Câmara de Paredes» (Dr. Paulo Silva): realização de uma entrevista com o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Paredes, com o intuito de conhecer os seguintes objetivos: construção de uma nova via ferroviária na área de influência do Tâmega e Sousa; importância deste transporte como sustentável e dos mais seguros que existem; saber o projeto da autarquia para a comemoração do Ano Europeu do Transporte Ferroviário em 2021, que ajudará a acelerar o ritmo da modernização dos caminhos de ferro, necessária para os tornar numa alternativa mais popular a modos de transporte menos sustentáveis.
3º Objetivo – Medidas para combater/reduzir as alterações climáticas. O que fazer?
Atividade 1 «Entrevista a um Eurodeputado»: entrevista em vídeo conferência entre os Membros e professoras deste Clube, com um eurodeputado da Comissão Europeia, sobre o “Pacto Ecológico Europeu”, com objetivo de Portugal contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e sustentável na UE, em particular no setor da mobilidade sustentável. Pretende-se com este propósito, transformar os desafios climáticos e ambientais em oportunidades nos diversos domínios de intervenção, tornando, assim, a Transição Justa e inclusiva para todos. O transporte Ferroviário desempenhará um papel crucial no futuro sistema de mobilidade da Europa, não só respeitador do ambiente e eficiente do ponto de vista energético — constitui também o único modo de transporte que reduziu quase continuamente as suas emissões de CO2 desde 1990, ao mesmo tempo que aumentou os volumes de transporte.
Atividade 2 – «Projeção numa cadeia televisiva - NovumCanal»: Expor os objetivos do Clube Europeu, através deste canal televisivo na área do Concelho de Paredes e Vale do Sousa, de forma a promover e projetar “O Transporte Ferroviário como uma mobilidade sustentável”, onde o transporte ferroviário dá uma resposta, no domínio da mobilidade, a muitas questões críticas, como a neutralidade climática, a eficiência energética, a segurança e a resiliência em situações de crise. O Ano Europeu do Transporte Ferroviário tem por objetivo impulsionar o setor e incentivar mais turistas, profissionais e comerciantes a optarem pelo comboio. Este desempenhará um papel crucial no futuro sistema de mobilidade da Europa e, para isso, temos a obrigação de estarmos incluídos na vanguarda de todo este processo.
Atividade 3 – «Apresentação à Comunidade Educativa de uma música»: Realização de uma letra sobre a contribuição do transporte Ferroviário para a concretização dos objetivos a alcançar com o “Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”. Esta canção será interpretada pelos Membros deste Clube e apresentada à Comunidade Educativa, com a consciência de fazermos parte duma grandiosa Nação a que chamamos Pátria Portuguesa, vangloriamos-mos de ter as fronteiras mais antigas da Europa e somos pioneiros nas descobertas além-mar. Abrimos “novos caminhos e novas portas ao mundo” no século XV, com os descobrimentos portugueses. Orgulhámo-nos dos nossos antepassados que se aventuraram por mares “nunca antes navegados”. Descobriram novas gentes, novas culturas e novos mundos. É através deste ADN histórico, que faz dos portugueses, pessoas simples, conscientes, curiosas e com desejo de saber mais e melhor. É com este sentimento que o nosso Clube, pretende colocar Portugal na vanguarda da Europa e construir o Homem do Amanhã – Homem consciente e sensato, ultrapassando assim, um dos maiores desafios da Humanidade – As Alterações Climáticas.