Exposição Fotográfica

Exposição fotográfica - Antes e Depois das Alterações Climáticas

Esta exposição foi realizada na Sede do Agrupamento de escolas e colocada em local de destaque para que todos os alunos e visitantes do estabelecimento escolar tivessem a oportunidade de apreciar e simultaneamente refletir acerca da problemática apresentada.

Por isso, entre os dias 30 de outubro e 13 de novembro, o Clube Europeu em colaboração com os seniores da Santa Casa da Misericórdia de Paredes realizou uma exposição de Posters científicos com imagens, referentes ao Antes e Depois, das Alterações Climáticas provando deste modo, as grandes mudanças registadas, no meio ambiente, muitas das vezes, num curto espaço de tempo. O ABOMINÁVEL MUNDO NOVO, onde as alterações climáticas são provavelmente a maior ameaça que a Humanidade alguma vez enfrentou. São um desafio do presente e não do futuro – o clima já mudou e vai continuar a mudar. Atualmente, existem seres vivos a morrer devido aos efeitos do aquecimento global. A maioria das pessoas ainda não se consciencializou, para as mudanças desastrosas e irreversíveis nos sistemas climáticos da Terra.

Esta exposição contou também, com a parceria dos alunos do Curso Profissional de Vitrinismo, para a elaboração de animais marinhos em 3D.


Todos os trabalhos expostos, pretenderam alertar e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade educativa, para um dos maiores desafios que se colocam atualmente à Humanidade.


Assim, e como diz o poeta, vamos “Cantar e espalhar por toda a parte”, que juntos fazemos a diferença e conseguimos passar a Taprobana. Por isso, existe em todos nós, um raio de esperança e de otimismo. Esta Odisseia é um conjunto de pequenos esforços refletidos dia após dia, que nos irão conduzir à vitória.

Quando??? Esperemos que num futuro próximo.

Juntos fazemos a diferença.

Objetivos:

Esta exposição foi produzida pelos membros do Clube Europeu em conjunto com o Curso Profissional de Vitrinismo existente nesta mesma escola (por um lado, permitiu uma abertura e parceria com os alunos do curso Profissional e sensibilização para a temática e por outro lado, o convívio e a interação com os membros do Clube.

A exposição contou com diversos trabalhos didáticos que além da sua função decorativa apelavam à moralidade e consciência para com o meio ambiente por parte do espectador. São exemplo:

  • Criação de um peixe gigante com estrutura metálica e oco por dentro (estratégia adotada com uma dupla função): por um lado, colocam-se na boca, garrafas e materiais plásticos, com o objetivo de mais tarde serem reciclados e por outro lado. demonstrar a triste realidade, que os animais marinhos enfrentam diariamente - ingestão de partículas plásticas no seu habitat natural. É de salientar que após, o fim da exposição este "peixe gigante", continua em lugar de destaque na Sede no nosso Agrupamento.

  • A exposição de fotografias (privilegiando os espaços europeus) referentes a Antes e Depois (num curto espaço de 3 meses), sobre as alterações climáticas (ou das suas consequências) de diferentes locais geográficos com o objetivo de consciencializar e demonstrar a atualidade e as verdadeiras consequências de que a geração futura já é alvo.

  • A criação e exposição de um cenário 3D composto por diversas espécies animais suspensas, construídas apenas com materiais recicláveis, com a parceria do Curso Profissional de Vitrinismo, mas também dos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Paredes (já que o envolvimento com toda a comunidade é uma questão procurada ao longo de todo o ano por este clube, e a nosso ver fundamental para que possamos assim cumprir a nossa missão!).

Vantagens e Benefícios a destacar desta atividade:

  • Sensibilização e moralização de toda a comunidade (incluindo alunos, pessoal docente e não docente, idosos da região e mesmo visitantes do estabelecimento escolar) para esta problemática tão importante.

  • Informação à sociedade, transmitida através das imagens científicas, dado que são factos atuais e que nos tocam diretamente.

  • Reconhecimento dos Valores de Entreajuda e de Fraternidade, entre os alunos deste clube, os alunos do Curso Profissional de Vitrinismo bem como entre os alunos do Clube e a população idosa que não foi esquecida e colaborou para a realização deste projeto.

  • O Incentivo à reciclagem (como é exemplo o peixe que foi realizado com a função moralizadora mas também da recolha de lixo reciclável, designadamente do plástico).