Mascote - Alterações climáticas

Foi criada uma mascote, que pretende sensibilizar os jovens para os desafios ambientais globais e para a necessidade das novas gerações serem proativas na mudança de comportamentos e hábitos relativamente às questões ambientais.

A mascote é o "rosto" que apela a um Planeta Verde e Saudável, é uma personagem moderna, dinâmica, educativa e animada que expressa a simpatia e a confiança nas gerações mais jovens.

Esta Mascote, veio dar mais consistência ao projeto e contribuiu para:

Simbologia da Mascote:

O caracol - simboliza uma raiz, alusivo ao "nascimento", apelando para a criação de um Mundo Melhor.

Olhos - parecem uns óculos, mas na realidade, é uma divisão de células - o Planeta (visão de um ser VIVO), que se divide em dois: o Antigo, dando origem a um Novo (construção de uma mentalidade moderna, que vai dar origem a um Planeta Saudável)

Bigodes - remete-nos para o Homem (grande responsável pelo Planeta); visto como o Guardião do Planeta.

Verde - A cor verde, traduz-se num Planeta saudável e sustentável.

Planeta Saudável - tema da nossa Mascote

Entendemos que temos a responsabilidade – e a oportunidade de assumir um papel ativo e de melhorar o nosso impacto nas pessoas e no planeta. Ao longo dos últimos anos, temos verificado interessantes progressos, Estamos a reduzir as nossas emissões diretas de gases com efeito de estufa (GEE - gases de efeito de estufa), através das energias renováveis e da eficiência energética, ao mesmo tempo que damos passos importantes para reduzir o desperdício alimentar. Mesmo continuando a melhorar o impacto ambiental no nosso LAR, a que chamamos Terra, temos consciência de que foram dados ainda passinhos de bebé. É necessário e urgente que estes passos se traduzam numa escala Gigantesca e Global.

Como combater as alterações climáticas???

A emissão de gases com efeito de estufa (GEE) por parte da humanidade alterou a composição da nossa atmosfera e, em todo o mundo, as pessoas estão a começar a sentir os seus efeitos, que se manifestam num aumento das temperaturas médias e extremas, em alterações dos padrões de pluviosidade e no aparecimento de tempestades mais violentas e menos previsíveis.

A ciência sugere que, para evitar consequências mais desastrosas, temos de limitar o aquecimento global de forma a ser inferior ao limite de 2 graus Celsius estipulado no Acordo de Paris relativo às alterações climáticas.

É neste sentido que o nosso Clube, tem apostado, com tomadas de decisões detalhadas e precisas, como:

  • Campanhas de sensibilização / formação / debates e programas sustentáveis por todo o Agrupamento e Comunidade Escolar;

  • Contactos e parcerias com as autarquias - Câmara Municipal de Paredes e Junta de Freguesia de Rebordosa, Paredes;

  • Convívios com as Comunidades Seniores, através de entrevistas e internet (Santa Casa da Misericórdia de Paredes);

  • Parceria com o Posto Interativo de Paredes;

  • Parceria com a Cruz Vermelha da região.

É nosso dever e nossa obrigação de lutarmos por um mundo melhor

Todos juntos seremos mais fortes, juntos faremos a diferença.

Vamos dar o nosso contributo para a redução do GEE.

A União Faz a Força