Benefícios dos Oceanos

Benefícios dos Oceanos


Lazer e Turismo: Pesca; Atividades Económicas; Biodiversidade; Sequestro de Carbono; Alimentos; Ciclo da água; Energia; Recursos Biotecnológicos; Saúde e bem-estar; Regulador do Clima; Transportes; Recursos Minerais.


FAZ COMO O CLUBE EUROPEU E SÊ AMIGO DO OCEANO.


PRESERVAR O OCEANO, DEPENDE DE TI!


O Mar é Português


O mar encanta, fascina e amedronta os homens há muitas gerações. Ainda, é o principal provedor de alimento para muitos povos: para outros, rota indispensável de tráfego. Para além dessas funções puramente práticas, também atrai os que buscam aventuras e uma parcela destes acaba, ano após ano, perecendo em suas vagas.


O mar tem sido um elemento marcante na História de Portugal. A ligação de Portugal com o mar ganhou maior relevância durante a época com os descobrimentos e marcou decisivamente o início do processo de globalização.


As trocas comerciais, culturais, científicas e tecnológicas daí resultantes promoveram o grande desenvolvimento do nosso país e marcaram definitivamente os processos de transmissão de conhecimento e de interação entre os povos. Foi no quadro desse contexto histórico que se desenvolveu um país com carácter fortemente marítimo, expresso em valores históricos e culturais que, no seu todo, nos definem e que sublinham uma relação fortemente afetiva dos portugueses com o mar. Daí Portugal ser um dos Estados subscritores da Convenção sobre o Património Cultural Subaquático da UNESCO, desde de 2001, reconhecendo o seu papel de relevo na maritimidade mundial.


A evolução política e social, especialmente durante o último quartel do século XX com a integração na UE, determinou uma orientação do país para o espaço europeu e um afastamento gradual da sua vocação atlântica. Portugal quer voltar a assumir-se como um país marítimo por excelência, que vive com o mar, que traz o mar à Europa e que volta a Europa para o mar.

O código genético do nosso Portugal marítimo: um grande país de natureza ultra profunda, com vasto potencial em recursos naturais, um património natural ímpar e uma enorme centralidade geoestratégica.


Portugal é a face atlântica da Europa e a ligação europeia aos mares profundos. Deve, assim, assumir a iniciativa liderando os processos europeus e internacionais relativos à governação marítima, visando fomentar a economia e preservar aquele que é o seu maior património natural.


Curiosidades sobre o Mar


Ao longo dos tempos o mar, esteve sempre presente na vida da Humanidade, abrindo fronteiras, novas culturas, novos mundos, novos produtos e entrepostos comerciais; encontramos o mar em livros, músicas, filmes, pinturas, arquitetura e utopias; elemento importante da globalização; oferece o maior habitat do planeta; cobrem 70% da superfície da Terra; contém traços de todos os elementos químicos encontrados na Terra; o seu sabor é salgado devido ao sódio e iões de cloreto presentes na água da chuva e de minerais das aberturas geotérmicas no solo dos Oceanos.