Constituição de 1971 da França revolucionária
Documentos e panfletos da Revolução Francesa digitalizados
Coleções de parte dos itens do Museu da Revolução Francesa da França
Caricatura revolucionária que critica a nobreza e o clero na sua exploração contra o terceiro estado
Coleção de imagens que contam a história da Revolução no decorrer dos anos da Gallica, biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França
Documentos da Revolução Francesa em inglês
Edições digitalizadas do jornal “Amigo do Povo” de Marat que influenciou muitos apoiadores dos jacobinos e setores mais radicais da Revolução
Edições digitalizadas do jornal do Danton e seus apoiadores contra os jacobinos mais radicais que estavam no poder
Edições digitalizadas da Gazeta Nacional Francesa que começou durante a Revolução Francesa
Mapa de Versalhes durante o início da Revolução Francesa
Fontes Secundárias
Localização dos eventos mais importantes da Revolução Francesa no Google Maps
Livro ilustrado feito pela UPF que resume de forma didática os eventos da Revolução Francesa.
Texto acadêmico que sintetiza o processo revolucionário da França
Artigo sobre as mulheres e seu impacto na Revolução Francesa, além dos pensamentos dos homens sobre suas participações
Site em inglês com foco puro na Revolução Francesa, possuindo mapas, artigos, escritos sobre historiografia da revolução etc
Filmes e Livros
Nada melhor do que começar com um obra que relata o nascimento da primeira grande revolução para garantir igualdade a todas as pessoas. “1789: O surgimento da Revolução Francesa” retrata o como foi o movimento revolucionário a partir do ponto de vista dos grupos sociais e políticos que o formavam. Georges Lefebvre apresenta sua respeitada teoria das quatro revoluções – a aristocrática, a burguesa, a popular e a camponesa. Imbricadas, elas possibilitaram a erradicação de privilégios e desigualdades civis.
Um clássico do pensamento conservador, se não o texto fundador mesmo da concepção moderna de conservadorismo. “Reflexões sobre a Revolução na França” expõe ao longo de sua leitura alguns dos principais conceitos: seja da crítica filosófica ao totalitarismo,seja da crítica historiográfica revisionista à Revolução Francesa da segunda metade do século XX.
Um impactante clássico que fundamenta o estudo dos princípios do Direito Político e da Teoria do Estado. A obra de Jean-Jacques Rousseau, “O Contrato Social”, traz a ideia de que o poder político está no povo, portanto, este é soberano e responsável pelo seu próprio destino.
Considerado como uma das maiores obras de arte do cinema, o filme “Napoleão” conta a historia do líder da França pós Revolução Francesa, da infância até a triunfante invasão da Itália. O longa-metragem mostra a Revolução Francesa através do olhar do general francês. Durante o início de sua fase adulta, o jovem Bonaparte vai para Córsega buscando tomar parte da Revolução Francesa.
Mostrando o seu dia a dia, o filme "Maria Antonieta" mostra o início da Revolução Francesa e toda a revolta popular tomando conta das ruas, enquanto a realeza vive uma vida regrada a muito luxo e extravagâncias.
Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. O filme "Danton O Processo da Revolução" mostra a ascensão e a queda de George Jacques Danton que nos primórdios havia sido um dos líderes do movimento revolucionário. Ao percebe que os ideias do ínicio do movimento se perderam Danton entra em um impasse com Robespierre iniciando um complexo processo político.
Nada melhor do que a historia completa. No longa “A revolução Francesa” relata com precisão histórica a Revolução Francesa em seus detalhes, mostrando tanto os grandiosos conflitos físicos com