Filmes que se passam ou se baseiam no período medieval
Excalibur.
O filme trata sobre a fábula medieval do Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda, ou seja, Excalibur. A história provavelmente você já conhece: o rei da Inglaterra, antes de morrer, enterra a espada Excalibur numa pedra. Detalhe: a espada havia sido dada pelo Mago Merlin. O reino está dividido, e o novo rei só será conhecido por aquele que for capaz de desencravar a espada da pedra.
Joana D'Arc.
Este filme narra a incrível história de Joana D'Arc (1412-1431), a camponesa que recebia mensagens de santos e chegou a liderar tropas do exército francês durante a Guerra dos Cem Anos. Mas sua popularidade e apoio do rei Carlos VII acabaram se voltando contra ela. Joana tornou-se uma heroína até hoje venerada pelos franceses e foi canonizada pela Igreja Católica, em 1909.
Henrique V.
Trata-se de uma adaptação da peça homônima de William Shakespeare, feita por Kenneth Branagh, um importante intérprete da obra do poeta inglês. Durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), o Rei Henrique V avança com seus homens sobre a França para tentar conquistá-la. O filme teve três indicações ao Oscar, tendo vencido o de melhor figurino.
Arn: O Cavaleiro Templário.
Baseia-se em uma história de amor que se passa em plena Idade Média, com todas as restrições e proibições morais típicas de um contexto histórico extremamente religioso. Arn Magnusson, educado num mosteiro, apaixona-se por Cecília e a engravida, ignorando um dos princípios básicos da Ordem dos Templários: a castidade. A partir de então, o guerreiro e a mulher amada irão sofrer todas as consequências desse amor impossível.
Os Cavaleiros da Távola Redonda.
Sir Lancelot luta ao lado do Rei Arthur e esconde um amor secreto pela rainha Guinevere. O rei recompensa o leal soldado e o torna cavaleiro da rainha, mas a felicidade de Lancelot é destruída quando o rei descobre o relacionamento clandestino.
Links para assistir
Excalibur.
Joana D’Arc.
Henrique V.
Os Cavaleiros da Távola Redonda.
Livros que discutem o período medieval
A Civilização do Ocidente Medieval, de Jacques Le Goff.
Jacques Le Goff é reconhecido como um dos maiores historiadores sobre a Idade Média. Entre muitas obras escritas, essa é aquela que se dedica de forma mais prática a introduzir o tema de suas extensas pesquisas sobre a época. O autor fala sobre a vida real dos camponeses, monges, artesãos, entre outros personagens desse período, desmanchando a reputação que rotulou a época como “Idade das Trevas”.
A Vida Secreta da Idade Média, de Elena Percivaldi.
A autora Elena Percivaldi é uma historiadora medieval e jornalista italiana que acredita em revelar a real história dessa época cheia de misticismo e escuridão. A obra discute como os medievos se relacionavam com religiosidade, amor, morte e outros aspectos da vida cotidiana. Mostra que, afinal, nem eram tão diferentes de nós.
Tristão e Isolda.
Tristão e Isolda figuram numa lendária história de amor que perdurou durante anos na imaginação da população medieval. Nessa época, o gênero era bastante popular e as características da história inspiraram muitas outras que vieram depois. Sobre um amor proibido e rodeado pelas mais fantásticas aventuras, a professora universitária Helena Gomes traz uma versão moderna e acessível para todas as idades.
Como seria sua vida na Idade Média?, de Fiona Macdonald.
Esse livro ilustrado faz parte de uma série divertida da editora Scipione, em que pesquisadores contam sobre os costumes e tradições reais de tempos antigos. Fiona Macdonald é professora e historiadora medieval e jornalista italiana que acredita em revelar a real história dessa época cheia de misticismo e escuridão. A obra discute como os medievos se relacionavam com religiosidade, amor, morte e outros aspectos da vida cotidiana mostrando que, afinal, nem eram tão diferentes de nós.
A Cavalaria a origem dos nobres guerreiros, de Jean Flori.
A obra retrata a cavalaria não só em suas batalhas e golpes de espada, mas como militares mergulhados em um contexto histórico, político e social. Flori também apresenta estudos históricos e literários a respeito da mentalidade medieval e do ideal da cavalaria.
Pinturas sobre o período medieval
Coroação de Carlos Magno por Rafael durante 1515-1517 Estilo Renascentista.
Batalha de Poitiers por Charles de Steuben durante 1837 Estilo Romancista.
Noruegueses desembarcam na Islândia no ano de 872 por Oskar Wergeland durante 1877 Estilo Romancista.
Poster da Primeira Guerra Mundial que usa a iconografia da Joana D’Arc.
Textos acadêmicos
Artigo que discute sobre políticas econômica do período Carolíngio contra as crises e fome do Império.
Artigo que trata sobre os impactos culturais do legado da Idade Média nas nossas vidas, como parte da nossa sociedade e festas.
Este artigo é uma boa introdução para o processo de desmitificar a Idade Média e derrubar alguns mitos sobre ela.
Este texto resume diferentes assuntos relacionados com a economia e transformações sociais relacionadas a Idade Média.
Esse artigo usa de uma proposta quantitativa para analisar a situação socioeconômica da Europa Ocidental Medieval.
Este texto acadêmico usa a região inglesa em domínio normandio como base para se estudar o papel da filantropia na Idade Média.
Esse texto analisa itens de madeira da Polônia Medieval para identificar quais itens eram usados como base para os objetos e como eles eram feitos.
Esse artigo explora o caso dinarmaquês para explorar os efeitos da Peste Negra.
Uma ótima explicação para discutir os impactos econômicos da Guerra dos Cem Anos e como a Inglaterra e França se organizaram nesse período.
Um um bom texto dos anos 90, que comenta da historiografia da história militar da Guerra dos Cem Anos.
Um bom texto para entender as complexidades e legados das relações entre cristãos e mulçumanos nas Cruzadas.
Texto que comenta sobre a situação econômica do Império Bizantino na época e de como a Quarta Cruzada a afetou.
Um bom artigo que usa textos não narrativos para contextualizar a história das Cruzadas.
Mais artigos sobre o assunto podem ser encontrados neste jornal abaixo, usando as palavras-chaves que você deseja.
Mapas sobre a Idade Média
Mapa das Invasões Germânicas no Império Romano, 100.
Mapa dos estabelecimentos dos três principais povos germânicos que invadiram a Grã Bretanha, por volta de 600 d.C.
Reinos Germânicos da Europa Medieval, antes de Carlos Magno.
Mapa da Europa em 814, após a morte de Carlos Magno.
Tratado de Verdum de 824, divisão do Império Carolíngeo pelos herdeiros.
Mapa do Império Bizantino durante 1025.
Mapa das partes do mundo que os Vikings foram ativos e quando.
Mapa das Conquistas Normandas durante o século XII.
Mapa da Europa durante 1190.
Mapa das regiões europeias afetadas pela Peste Negra.
Mapa das Cruzadas e suas rotas.
Mapa das rotas comerciais e mercantis da Europa Medieval.