Pandemia da "Gripe Espanhola"
A Gripe Espanhola (1918) na Revista Careta e conexões com a Pandemia Covid-19 (1920).
A Gripe Espanhola (1918) na Revista Careta e conexões com a Pandemia Covid-19 (1920).
Trabalho em parceria
Os resultados deste laboratório serão apresentados ao longo do ano, pelo Memorial do IFS, especialmente na na exposição de comemoração da 15ª Primavera dos Museus, organizado pelo Memorial do IFS, como parte da comemoração nacional pelo dia dos Museus.
Para acessar o Instagram do Memorial do IFS clique AQUI.
Objetivo do Laboratório
Analisar e refletir sobre as consequências sanitárias, sociais, econômicas, políticas e culturais provocadas por duas grandes pandemias (Gripe Espanhola e Covid-19), em dois momentos distintos da história, buscando, por meio da Revista Careta (edições de 1918) e de notícias veiculadas durante a Pandemia Covid-19, semelhanças e diferenças no comportamento social de ambas as épocas, na concepção e enfrentamento das doenças.
A fonte protagonista - Revista Careta
A Revista Careta foi a revista ilustrada mais popular de sua época. Fundada em 6 de junho de 1908, por Jorge Schmidt, no Rio de Janeiro, teve vida longa, sendo extinta em novembro de 1960. O editorial do periódico era satírico e humorístico. A Careta trazia um editorial variado e mundano, incluindo crônica, poesia, fotografia, opinião, notícia, piada, cartum, concurso, crítica/sátira política e de costumes e colunismo social. Artistas gráficos conhecidos na época colaboraram com a revista, tais como Belmonte, Malagute, Raul Pederneiras e Theo. Semanalmente, aos sábados, o público encontrava na Careta um excelente padrão gráfico, com capa colorida e com fartas ilustrações e fotografias.
Percurso da experiência
1º momento -
Realizar discussão sobre o tema "A Gripe Espanhola", dentro do contexto histórico mundial, nacional e estadual. Nesse momento é interessante que abordemos os aspectos políticos, econômicos e sociais da época, como por exemplo a Primeira Guerra Mundial, palco da primeira pandemia do século XX.
É importante também fazer uma discussão sobre a revista ilustrada como fonte histórica e a apresentação da revista Careta, bem como suas funções, usos e circulação.
2º momento -
Orientar o laboratório de História:
1- Buscar nas páginas da Revista Careta, matérias jornalísticas, cartuns, fotografias e suas legendas, contos, crônicas e outras notícias publicadas no periódico, que falem sobre a Gripe Espanhola.
2- Analisar cada publicação (anotar localização da notícia na Revista - página) e pontuar como o tema foi abordado, trazendo informações específicas sobre a notícia.
3- Buscar os mesmos tipos de publicações e temas na atualidade, em diversos meios de comunicação, sobre a COVID-19, observando semelhanças e diferenças entre os momentos epidêmicos retratados.
3º momento -
Exemplificar o laboratório de pesquisa
Quer acessar as edições trabalhadas pelo laboratório? Basta clicar AQUI!
Dá uma conferida em alguns trabalhos produzidos pelos (as) alunos (as) clicando AQUI.
Bibliografia usada e sugerida
ARAGÃO, Henrique Beaurepaire. 'A propósito da gripe'. Brasil Médico, n. 45, p. 354-6, 9 nov. 1918.
ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira guerra mundial. In MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006.
ARTHUR, Max. Vozes esquecidas da primeira guerra mundial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
AZEVEDO, Altino. Do estudo clínico da gripe Tese, Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Casa Duprat, 1919.
BASTOS, José Zeferino. A epidemia de gripe no Rio de Janeiro em 1918 Tese, Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina, Tipografia Leuzinger, 1919 .
BERTOLLI FILHO, Cláudio. Epidemia e sociedade: a gripe espanhola no município de São Paulo. Dissertação de mestrado, São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1986.
BREPOHL DE MAGALHÃES, Marion. Imaginação literária e política: os alemães e o imperialismo 1880 / 1945. Uberlândia: EDUFU, 2010.
BRITO, Nara de Azevedo. Saúde e nação: a campanha de saneamento rural pela imprensa do Rio de Janeiro (1918-1919). Estudos de História e Saúde. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, p. 1-38, 1990.
CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
CLARK, CH. Os Sonâmbulos: Como Eclodiu a Primeira Guerra Mundial, São Paulo, Companhia das Letras, 2014.
D'AVILA, Beatriz Echeverri. La gripe española: la epidemia de 1918-1919. Madri, Siglo XXI, 1993.
DELUMEAU, Jean. A história do medo no Ocidente 1300-1800. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
EVANS, Martin Marix. História da primeira guerra mundial: vitória na frente ocidental. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2014.
FERGUSON, Naill. O horror da guerra: uma provocativa análise da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Planeta, 2014.
GOULART, Adriana da Costa. Um cenário mefistofélico: a gripe espanhola no Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.
______. “Revisitando a espanhola: a gripe pandêmica de 1918 no Rio de Janeiro”. In: História, Ciências e Saúde –Manguinhos, 12(1):71-99, jan.- abr. 2005.
HOBSBAWM, Eric. A era dos Extremos: O Breve Século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. A era dos Impérios: 1875 – 1914. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HOWARD, Michael Eliot. A primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: L&PM, 2011.
KEEGAN, John. História ilustrada da primeira guerra mundial. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
_______. Uma história da guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
KOLATA, Gina. Gripe: a história da pandemia de 1918. Rio de Janeiro, Record, 2002.
MEYER, Carlos Luiz; TEIXEIRA, Joaquim Rebello. A gripe epidêmica no Brasil e especialmente em São Paulo. São Paulo, Casa Duprat, 1920.
ORGILL, Douglas. Tanques – 1918: nascem os blindados. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1979.
RODRIGUES, Luiz Cesar B. A primeira Guerra Mundial. 13ª edição. São Paulo: Atual, 1994.
SONTAG, Susan. A doença como metáfora. 3ª ed. Rio de Janeiro, Graal, 2002.
TEIXEIRA, Luiz Antônio. Medo e morte: sobre a epidemia de gripe espanhola de 1918. Série Estudos de Saúde Coletiva, n. 59, 1993.
WILLMOTT, H. P. Primeira guerra mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Revista Careta