O desenvolvimento de "Laboratórios de História" possibilita ao discente o contato com distintas fontes primárias/diretas produzidas durante a experiência dos seres humanos na história. Nos laboratórios, os alunos fazem uso de diversos gêneros documentais e tipos documentais para acessar e conhecer o passado estudado. O objetivo é levar o aluno a perceber como se constitui a história, como os conteúdos históricos se contextualizam com essa fonte e o que esse documento pode nos dizer ou não sobre a época em que foi produzido.
A fonte, nesse caso, é uma ferramenta, que auxilia o professor na tarefa de estimular o imaginário do aluno na aprendizagem da História, além de torná-lo protagonista da construção do conhecimento histórico. A especificidade mencionada acima é indispensável para que haja uma comunicação prazerosa e enriquecedora durante o processo de ensino-aprendizagem da História.
Com os laboratórios, inserimos o movimento da crítica e pesquisa histórica ao documento, mobilizando as fontes utilizadas pelos historiadores no dia a dia da prática do ensino-aprendizagem escolar. E, nesse caso, temos como meta fazer uso de uma quantidade imensa de vestígios do passado, tais quais: fotografias, cartões-postais, filmes, documentos oficiais, documentos privados (pessoa física e jurídica), crônicas, obras literárias, jornais, revistas, relatos de viagem, registros paroquiais, obras de arte, vestígios arquitetônicos, caricaturas, memória oral, histórias em quadrinhos, etc.
No desenvolvimento do projeto, também recorremos à abordagem arquivística, especificamente no que se refere às fontes oriundas de arquivos públicos e privados. O primeiro passo aqui é olhar para esses documentos de arquivo como tal, aplicando os princípios da arquivologia (proveniência, organicidade, unicidade, cumulatividade e integridade), buscando a qualidade arquivística desses documentos e focando no contexto de produção e funcionalidade do documento trabalhado.
O projeto proposto é desenvolvido com turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado, do Campus Estância. Contamos também com o apoio interdisciplinar dos (as) professores (as) das disciplinas de Português, Literatura, Informática, Química, Biologia, Filosofia, Geografia, Sociologia, Física, Matemática e Artes. Atrelamos os temas e conteúdos estudados em cada ano do Ensino Médio a fontes históricas específicas e contextualizadas em cada época da História Geral, do Brasil e de Sergipe.
Clique na caixa ao lado para conhecer os laboratórios desenvolvidos com as turmas de Eletrotécnica, Edificações e Sistema de Energias Renováveis, do Ensino Médio integrado do IFS Campus Estância.
Clique na caixa ao lado para conhecer os laboratórios desenvolvidos com as turmas de Eletrotécnica, Edificações, Sistema de Energias Renováveis, do Ensino Médio integrado do IFS Campus Estância.
Clique na caixa ao lado para conhecer os laboratórios desenvolvidos com as turmas de Eletrotécnica, Edificações, do Ensino Médio integrado do IFS Campus Estância.