Quando falamos em usar mais de um gênero documental (no caso do laboratório apresentado: textual e audiovisual) que aborda o mesmo tema e fonte direta, a potencialidade da experiência de ensino-aprendizagem extrapola o óbvio e transforma olhares e mentes. Dá trabalho? Ah sim! Mas vale muito à pena.
O laboratório trabalhou o tema Revolução Russa, particularmente o período stalinista, tomando como base o livro Animal Farm, de George Orwell. Somado ao livro optamos por agregar duas produções cinematográficas de períodos distintos, mas que tiveram o livro como inspiração. Portanto, a partir de três fontes históricas distintas e consequentemente com contextos de produção diferentes.
Abordar o livro "A Revolução dos Bichos" enquanto fonte de análise para se entender a Revolução Russa, considerando o romance no tempo histórico em que foi pensado e escrito, ampliando seu significado e revelando o ambiente no qual foi pensado;
Perceber a importância da literatura como fonte para se compreender um posicionamento autoral político muito bem delimitado;
Desenvolver o senso de percepção dos usos, apropriações e funções do livro "A Revolução dos Bichos" pelos diretores da animação e filme homônimos;
Perceber a importância do contexto de produção de cada obra, para uma melhor análise e compreensão dos usos, apropriações e funções do livro.
Livro "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm), escrito por George Orwell, em 1945.
Animação "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm), baseado na obra literária homônima de George Orwell, lançada em 1945. Desenho animado de John Halas e Joy Batchelar.
Filme "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm), baseado na obra literária homônima de George Orwell, lançada em 1945. Filme dirigido por John Stephenson.
Divisão da turma em 5 grupos.
Orientação direcionada para cada grupo:
Grupo 1: Literatura e Cinema: diferentes linguagens.
O grupo deve fazer uma investigação/pesquisa sobre o gênero literário e o cinematográfico. Buscar entender e apresentar as especificidades e características de cada linguagem. Apresentar o que o público deve atentar ao ler um livro ou assistir a um filme.
Grupo 2: Quem produziu?
O grupo deve fazer uma investigação/pesquisa sobre George Orwell, John Halas, Joy Batchelar e John Stephenson, respectivamente autores e diretores do livro, animação e filme trabalhados.
O que extrair dessa pesquisa:
1. Vida e obra.
2. Vinculação política do autor e diretores.
3. Pertencimento dos mesmos às classes sociais e vinculações políticas e ideológicas?
4. Como a história de vida do autor/diretores pode ter influenciado na obra?
Grupo 3: Contexto de produção das obras.
O grupo deve fazer uma investigação/pesquisa sobre quando e como cada obra foi produzida. Deve ser guiado pelas seguintes perguntas:
1. O que estava acontecendo (politicamente, economicamente e socialmente) no mundo e na nação do autor/diretores quando a obra foi publicada/lançada?
2. Quais as relações políticas do país do autor/diretores em questão?
3. Como esse contexto pesquisado pode ter influenciado na obra?
Grupo 4: Funções, usos e circulação das obras.
O grupo deve fazer uma investigação/pesquisa sobre a função, usos e circulação de cada obra. Deve ser guiado pelas seguintes perguntas:
1. As obras foram criadas para cumprir quais funções? Quais os objetivos do autor/diretor/produtor/financiadores ao criarem a obra? Nesse processo, a obra sofreu deturpação e alteração na ideia original (com relação ao LIVRO)? Como? Especifique.
2. Que usos foram feitos das obras? Com quais objetivos? Como foram apropriadas?
3. As obras circularam em quais países? Onde foram mais consumidas e por quê? Aonde foram proibidas e por quê?
Grupo 5: Apropriação do livro pela animação e filme.
Após a leitura do livro e apreciação da animação e filme, o grupo deve fazer uma análise sobre como as duas últimas produções se apropriaram da história narrada no livro. Deve ser guiado pelas seguintes perguntas:
1. Animação e filme foram fiéis ao livro? Justificar resposta com exemplos.
2. Caso a resposta acima seja negativa, analise o por quê e o objetivo das alterações feitas?
3. Houve deturpações de trechos da história? Em que trechos e por quê?
4. Que imaginário da história a animação e o filme venderam?
5. Que imaginário do autor, George Orwell, a animação e o filme venderam?
Biografia usada e sugerida
Animal Farm (A Revolução dos Bichos). Direção de John Stephenson. Roteiro de Alan Janes e Martin Burke. Baseado na obra de George Orwell. Hallmark Entertainment e TNT Presents: EUA, 1999. Color. 1 DVD. 91 min.
ASH, Timothy Garton. A permanência de George Orwell. Folha de S. Paulo, Mais, 08.07.01, pp. 04-09
CARR, E.H. A Revolução Russa de Lenin a Stalin 1917-1929. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FIGES, Orlando. Tragédia de um povo: a Revolução Russa, 1891-1924. Rio de Janeiro: Record, 1999.
GOLDMAN, Emma. Indivíduo, a Sociedade e O Estado, e outros ensaios. São Paulo: Hedra, 2007.
HOBSBAWM, Eric. “Podemos Escrever a História a História da Revolução Russa”. In: Hobsbawm, Eric. Sobre História: Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HOBSBAWM, Eric J. História do Marxismo, VII: o Marxismo na época da terceira internacional: a URSS da construção do socialismo ao stalinismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986. v.7.
HOBSBAWM, Eric. A história do Marxismo, III: o Marxismo na segunda Internacional: segunda parte. Rio de Janeiro, Paz e Terra. v.3, 1984.
LENIN, Vladimir. Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917. São Paulo: Boitempo, 2005.
LUXEMBURGO, Rosa. Revolução Russa. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
MURPHY, Kevin. “Podemos Escrever a História da Revolução Russa?”. São Paulo: Outubro, n.17, outubro de 2008. Número Especial, Revolução Russa, Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n.75, 2008.
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIPES, Richard. História Concisa da Revolução Russa. Rio de Janeiro: Record, 1997.
REED, John. 10 dias que abalaram o mundo. São Paulo: Globo, 1978.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2007.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Russia, 1917-1921: os anos vermelhos. São Paulo: Brasiliense, 1983.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Uma revolução perdida: a história de socialismo soviético. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
SERGE, Vitor. Ano I da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2007.
TRAGTENBERG, Maurício. Revolução Russa. São Paulo: UNESP, 2007.
TROTSKY, Leon. História da Revolução Russa. 2 v. São Paulo, Sundermann, 2007[1930].
WOOD, Alan. As origens da Revolução Russa, 1861-1917. São Paulo: Ática, 1991.