A experiência compartilhada com vocês é fruto de um dos Laboratórios de História. Portanto, o projeto apresentado usa os resultados de laboratório desenvolvido a partir do uso de plantas de casas camponesas medievais francesas e inglesas, descobertas e mapeadas através de incansável trabalho arqueológico. Essa experiência gerou contos ambientados no período medieval (tema de estudo dos 1º anos do Ensino Médio Integrado – IFS).
Num segundo momento, agora interdisciplinar, as histórias foram selecionadas e nos debruçamos sobre tais produções, com os alunos e equipe de professores envolvidos.
Para conferir o laboratório de História mencionado, clique AQUI!
O projeto interdisciplinar desenvolvido teve como objetivo o desenvolvimento e criação de contos e respectivas ilustrações, referentes às relações sociais, políticas, econômicas e culturais vividas durante a Idade Média Clássica.
Áreas do conhecimento envolvidas na vivência:
História (Lorena Campello), Informática (Jamille Madureira e Leonardo Bomfim), Filosofia (Lidiane Freitas), Artes (Alexandre Oliveira), Química (Elaine Menezes e Angelina Maria de Almeida ), Biologia (Aline de Jesus Sá), Geografia (Márcia Santos) e Língua Portuguesa (Advanúsia Oliveira). Todos professores do Núcleo Básico do IFS - Campus Estância.
O projeto envolveu a leitura dos contos selecionados; a identificação de passagens do texto em que cada professor pudesse contribuir com algum aspecto de sua área; o diálogo com os alunos sobre o aprimoramento do conto; o desenvolvimento e criação de histórias e ilustrações que pudessem recontar e acompanhar os contos escritos. Possibilitou também a produção escrita do conto, a partir da sua estrutura e mecanismos linguísticos específicos; além de ter proporcionado, através da análise textual, a relação da coesão e coerência do conto, garantindo a formação crítica e alargamento dos horizontes pessoais, acadêmicos e culturais.
Aspectos das áreas envolvidas
Contexto social, econômico, cultural e religioso do período.
Significado das visões de mundo presentes nos contos.
Contribuição histórica da idade medieval para a Química contemporânea.
Ambientes e utensílios utilizados pelos alquimistas na Idade Média.
Dinâmica socioeconômica e ambiental das urbes entre os muros na Idade Média.
Breve contextualização histórica
Com a desagregação do Império Romano do Ocidente, ocorrida no ano de 476, ocorre um lento processo de integração de elementos romanos e germânicos (povos que ocuparam paulatinamente o império) e de formação de dois grupos bem diferenciados, sobre os quais se estruturou a sociedade medieval: grandes proprietários rurais e o campesinato.
O período medieval costuma ser dividido em três fases que não são estanques e, por esse mesmo motivo, dialogam entre si. Por assim dizer, a Europa não viveu o medievo da mesma forma em todas as suas regiões.
Os contos que serão aprimorados por nossos alunos são ambientados durante a Idade Média Clássica. Situada entre o século XI e o XIII, a Idade Média Clássica agrega os elementos mais intrínsecos do período medieval, como, por exemplo: sistema feudal, feudos, relações de vassalagem e suserania, servidão, cavalaria, dentre outros. Portanto, nossas aventuras se passam no “mundo feudal”, onde a agricultura era sua principal atividade produtiva; a sociedade era rigidamente hierarquizada e onde prevalecia os laços de dependência pessoal; o domínio se concentrava nas mãos dos senhores feudais e da Igreja; a fragmentação política entre os senhores de terra e os reis era latente; e onde a servidão dos campesinos presos à terra dos seus senhores prevaleciam.
Como foi desenvolvida a experiência interdisciplinar?
Base de estruturação inicial dos contos: o estudo das casas campesinas longas e da vida nos castelos medievais.
Muito diálogo, construção coletiva e interdisciplinar entre alun@s-alun@s, professor@s-professor@s e professor@s-alun@s.
Uso do Google Documentos, Paint e Scratch.
Resultados
O trabalho interdisciplinar apresentado resultou numa experiência rica em protagonismo, criatividade, pesquisa, diálogo, respeito e construção coletiva (virtual). O resultado palpável pode ser posto em 12 histórias, diversas ilustrações e histórias narradas em Scratch.
O resultado dessa experiência interdisciplinar será apresentado (está em andamento) em livro, que trará a vivência e reunirá as histórias dos discentes, assim como ilustrações e o link para acesso da criação em Scratch.