Um histórico do Laboratório de História
O projeto "Uso de fontes históricas em sala de aula e protagonismo discente na construção do conhecimento histórico", aprovado em Edital n. 18/2019/PROPEX/IFS, pretendeu - quando foi proposto - desenvolver e aplicar metodologia de ensino/aprendizagem, além de técnicas e métodos de pesquisa aplicados na área da História, fazendo uso de vestígios da atividade humana (documentos oficiais, cartas, fotografias, diários, agendas, pinturas, filmes, documentários, cartazes, charges, música, dentre outros) para o entendimento e a construção do conhecimento histórico sobre determinado tema/assunto abordado em sala de aula.
No contato com fontes produzidas nos períodos históricos estudados, os discentes acessaram, materialmente, parte desse passado e, a partir do uso desses documentos, protagonizaram a história e sua própria vida, atuando de forma proativa, reflexiva e crítica, desenvolvendo assim uma atitude científica.
A ideia inicial foi inovar o ensino da disciplina de História, estimulando a pesquisa-ação e o desenvolvimento de novas metodologias e experiências de ensino, que foram disponibilizadas para professores de todas as esferas do ensino, por meio da construção e alimentação do site em questão e do Instagram do projeto (@projetolabhist). Nesses espaços virtuais oferecemos o passo-a-passo do desenvolvimento dos laboratórios e a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes. Nossa intenção e desejo era a criação de uma rede virtual de compartilhamento de informações e experiências. Conseguimos e fomos além!
Com a pandemia da Covid-19, a coordenação do projeto precisou decidir pela paralisação ou continuidade do mesmo. Continuar foi nossa escolha e caminho!
Por mais obstáculos que o cenário pandêmico tenha oferecido para o desenvolvimento de diversos projetos, no caso do Laboratório de História, o ambiente virtual de trabalho proporcionou um salto significativo, com adesão de novos estudantes, farta e variada produção e a ampliação dos propósitos iniciais do projeto.
No ano de 2021, em meio ao ensino remoto, aprovamos em edital nº1/2021/PROPEX/IFS, o projeto "Laboratório de ensino de História: desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem ativas, interdisciplinares e lúdicas", lançando a nova proposta do Laboratório de História. O título já mostrava as mudanças ocorridas no projeto durante a pandemia.
Nessa renovação voluntária, o projeto “Laboratório de História” teve como objetivo desenvolver experiências de ensino-aprendizagem em sala de aula, presencial ou virtual, priorizando a interdisciplinaridade entre áreas do conhecimento, além do uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento de experiências criativas, lúdicas, engajadas e encantadoras.
Para além das experiências desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem, o Laboratório de História já abriu e continua estimulando e coordenando a criação de vários núcleos de ação, pesquisa e produção de conteúdos voltados para a História e áreas afins, tais como os núcleos: Instagram, site, curadoria e repositório virtual, contos interdisciplinares, jogos digitais, hq's, podcasts, ferramentas digitais, dentre outras possibilidades.
O ano de 2022 chegou com várias novidades! Mais estudantes abraçaram voluntariamente o projeto, que foi renovado em edital de projeto de pesquisa voluntário - PROPEX 2022.
No dia 27 de abril de 2022, por meio da Portaria nº 1109, finalmente o projeto transforma-se em "Laboratório de História - LabHist", sendo institucionalizado e somando os laboratórios existentes no IFS-Campus Estância.
Vamos dar uma olhada nos resultados do nosso trabalho?
Sejam bem-vindos!
Laboratório de História - IFS Campus Estância
Profa. Dra. Lorena Campello (Coordenadora do LabHist)
Contato: lorena.campello@ifs.edu.br