Elementos textuais

Introdução



A ABNT considera a Introdução como parte textual, portanto deve receber numeração. É o capítulo 1. Entretanto, caso o seu orientador não concorde e exija que você não numere, a palavra então deve ficar centralizada na folha (a NBR 6024 aponta que títulos numerados são alinhados à esquerda e títulos não numerados são centralizados).


A introdução presenta exposição geral do trabalho e oferece ao leitor uma visão global do tema pesquisado e da metodologia utilizada.


O que não pode faltar na sua Introdução?


  • Indicação do tema, sua justificativa e importância;

  • Exposição do problema de pesquisa e da hipótese(s);

  • Descrição do objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa;

  • Apresentação da metodologia utilizada;

  • Síntese do que será abordado em cada capítulo.


Ou seja, na introdução serão apresentadas todas as informações presentes no projeto de pesquisa.



Capítulos

Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Cada capítulo inicia em nova página devendo ter título próprio, ou seja, não nomeie como "Capítulo 1", mas atribua um título que identifique o conteúdo que será apresentado.

Os capítulos podem dividir-se em Seções e Subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Utilize as regras da Numeração Progressiva para subdividir seu trabalho. Não subdivida excessivamente para não quebrar a linearidade do texto. Para trabalhos acadêmicos sugere-se um limite de três subdivisões.


Conclusão

Parte final do texto na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.


  • Deve ser um arremate do trabalho, mas não é um resumo

  • É decorrente dos dados obtidos ou dos fatos observados, portanto não deve introduzir novos argumentos, apenas demonstrar o que foi encontrado no decorrer do estudo

  • Deve-se assegurar que não tenham sido citadas conclusões que não foram objetivo do trabalho. Pode apresentar as contribuições da monografia para o avanço do tema abordado, incluindo problemas para futuras pesquisas