Abreviaturas e Siglas

Abreviaturas

Abreviaturas devem ser usadas com cuidado para que não comprometam o entendimento. Evite mais de uma abreviatura por frase e não invente. Use apenas abreviaturas conhecidas. Na dúvida, consulte o Volp.

As abreviaturas formadas por redução de palavras, em geral a primeira sílaba, mantêm a acentuação e recebem ponto. Para o plural, acrescenta-se s.

Quando a abreviatura encerrar um período (como no parágrafo anterior), não se deve duplicar o ponto abreviativo com outro ponto, para indicar o fim do período. No entanto, se a abreviatura for seguida de qualquer outro sinal de pontuação (vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, etc.), esse sinal deve ser mantido após o ponto abreviativo.

As abreviaturas das unidades de medida não recebem ponto nem plural, são grafadas com letras minúsculas e separadas por espaço do número que normalmente acompanham

289 t 130 m 600 ml

Siglas e Acrônimos


Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras.

Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo.

UNESCO e ACNUR são acrônimos, ao passo que IBGE e CNPJ são siglas

Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla:

ONU, e não O.N.U.


Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário. Só faz sentido usar uma sigla que não seja de conhecimento geral quando o nome a que ela se refere tenha de ser repetido muitas vezes ao longo de um mesmo texto, e o nome a que se refere seja demasiado longo. Como critério prático, recomenda-se evitar a utilização de siglas para instituições ou expressões com menos de três palavras.


A Base XIX, alínea "h" do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa recomenda o uso de siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas:

FAO, ONU, OTAN


Siglas podem receber plural, marcado por um “s” minúsculo:

PMs, UPPs


Nomes de políticos deverão ser acompanhados da sigla do partido ao qual pertençam na primeira menção do nome. A sigla partidária deverá ser indicada entre parênteses, separada com barra da sigla de seu estado:

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC).


As siglas dos estados brasileiros devem constar, entre parênteses, após o nome dos municípios, com exceção das capitais:

Novo Hamburgo (RS); Chapecó (SC); Foz do Iguaçu (PR); Porto Alegre; Florianópolis; Curitiba, etc.

Quando a sigla aparecer pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e a sigla entre parênteses. Após a primeira ocorrência pode ser utilizada somente a sigla. Todas as siglas e abreviaturas utilizadas devem constar da Lista de Abreviaturas e Siglas


A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos. A organização que foi essencial para a integração da Europa e a criação da UE foi a Comunidade Econômica Europeia (CEE), ou, também conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE).