Estrutura do artigo científico

Título

Recomenda-se não usar mais do que dez palavras. Deve ser conciso e atrativo para induzir à sua leitura, utilizando os termos que melhor identifiquem o conteúdo para que o tema e a área do conhecimento sejam reconhecidos


  • Título principal do artigo, na língua do texto, no topo da página, centralizado

  • Subtítulo, se houver, separado do título por dois-pontos ( : )

  • Opcionalmente, pode-se incluir o título em outro idioma, inserido logo abaixo do título no idioma do texto

  • Demais títulos alinhados à esquerda

Nome(s) do(s) autor(es)


  • Alinhados à direita

  • Indicados com asterisco na nota de rodapé, informando a titulação, vinculação acadêmica ou institucional e o endereço eletrônico


ATENÇÃO: Para os trabalhos de conclusão de curso no formato de artigo deve ser incluído o nome do Orientador abaixo do nome do aluno, de forma padronizada conforme o modelo

Resumo na língua do texto


  • Redigido em parágrafo único, justificado, sem recuo de parágrafo. Admite-se que seja redigido em fonte tamanho 10 e espaçamento simples

  • Não ultrapassar 250 palavras

  • Não deve conter citações

  • O resumo em outro idioma, se houver, deve suceder o resumo no idioma do documento

  • Deve ser elaborado conforme as regras estabelecidas na ABNT NBR 6028


Palavras-chave

  • Logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto

  • Entre 3 e 6 termos


Para saber mais sobre Resumo e palavras-chave consulte aqui


Resumo em língua estrangeira (opcional na Cesusc)


  • Redigido em inglês (abstract), francês (résumé) ou espanhol (resumen)

  • Seguido das palavras-chaves em inglês (keywords), francês (mots-clés) ou espanhol (palabras claves)

Corpo do artigo


  • Introdução

  • Desenvolvimento (dividido em Capítulos e Subcapítulos)

  • Conclusão ou Considerações Finais

Ilustrações, gráficos e tabelas


Ao incluir ilustrações, gráficos e tabelas identifique a fonte. Confira aqui como formatar: Ilustrações


Por fazerem parte do texto nunca devem ser incluídas com anexos ou apêndices, devendo ser inseridas o mais próximo possível da parte do texto a que se referem.


Para a confecção de tabelas devem ser utilizadas as definições das Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

Dicas de Redação


Resumo


O resumo deve ser do tipo informativo. Resumo é uma síntese do trabalho na qual seus pontos mais relevantes são reunidos. O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, em linguagem clara, concisa e direta. Deve conter informações referentes aos objetivos, à metodologia, aos resultados e às conclusões do trabalho. Deve ser seguido das palavras-chave representativas do conteúdo. Estas palavras ou expressões serão usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Para isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. A NBR 6028 é a norma que estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.


Introdução


É o apanhado geral do conteúdo que será apresentado onde se descreve a relevância do mesmo para a área de conhecimento a que pertence, acompanhado de uma breve revisão de literatura. A NBR 6022 estabelece que a introdução deve iniciar com a delimitação do assunto e finalizar com os objetivos da pesquisa.


Desenvolvimento e Argumentação


O corpo do artigo define o problema de pesquisa, explica a metodologia e estabelece as hipóteses. Pode estar dividido em vários capítulos e subcapítulos através do método de numeração progressiva (definido pela NBR 6024). Importante salientar que nenhuma seção secundária poderá ser aberta sem que haja pelo menos um breve texto introdutório.


No decorrer do texto apresente exemplos, tabelas, gráficos, análises estatísticas. Faça comparações com resultados de outras pesquisas. A discussão, cerne do estudo, por se construir na análise minuciosa da “questão-problema”, explana e argumenta com base nos fundamentos necessários existentes devidamente citados e referenciados. Ao incluir ilustrações, gráficos e tabelas identifique a fonte.



Conclusão ou Considerações Finais


É a parte final do texto onde se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Deve ser um arremate do trabalho e não um resumo do mesmo. É decorrente dos dados obtidos ou dos fatos observados na pesquisa, portanto não deve introduzir argumentos novos, apenas demostrar o que foi encontrado no decorrer do estudo. Deve-se assegurar que não tenham sido citadas conclusões que não foram objeto de estudo. Entretanto, pode apresentar contribuições da pesquisa para o avanço do tema estudado, incluindo temas para pesquisa futura.


Referências

Lista única, ordenada alfabeticamente. Texto alinhado à esquerda, em espaçamento simples e com uma linha em branco separando cada referência.

Clique nos links para saber como fazer a Lista de Referências e como elaborar referências por tipo de material.