Por: @judeusverdadeiros (última atualização: 14 mar 2025)
Este artigo busca analisar as Escrituras de maneira honesta, justa, expositiva e minuciosa sobre este tema; a partir das ocorrências que segundo a Berit Hadashah (Novo Testamento, ao qual a partir de agora vamos nos referir apenas como: NT) talvez possibilite essa interpretação.
Você está preparado para ser honesto consigo mesmo e reconhecer a verdade ainda que seja diferente daquela que você tenha aprendido anteriormente? Então vamos nessa, pois o amor pela verdade e pela santidade de Deus deve ser o que nos move!
Será que o NT deixa claro que Yeshua deu a entender que era Deus?
Segundo o mesmo temos algumas ocorrências que talvez algumas pessoas interpretem desta maneira vejamos:
1ª ocorrência:
E chamá-lo-ão pelo nome (Ha-Shem?) (שְׁמ֖וֹ "shemo": nomeado) de EMANUEL que significa no hebraico bíblico que traduzido é: >>Deus conosco<<.
Mateus 1:23
*obs1: este é um dos versos mais atacados ultimamente por ALGUNS: descrentes, judeus, falsos judeus e judaizantes (que até se dizem "crentes em Yeshua e restauradores das Escrituras"), ALGUNS muitas vezes dizem que este verso está "equivocado e contraditório" pois supostamente o Catolicismo Romano teria adulterado este verso para tentar "divinizar o Messias..." Será?
Quais evidências essas pessoas que afirmam tal coisa possuem sobre isso? De todos os manuscritos encontrados do NT existe algum que não aparece essa passagem?
O que a igreja católica romana iria ganhar divinizando o Messias? Por acaso todas as pessoas que acreditam no Messias divino são católicos? Não, muitos crentes no Messias divino não são católicos, e são pessoas de diferentes denominações cristãs, inclusive vários judeus.
Mas... Suponhamos que este verso de fato tenha sido adulterado, o que dizer dos outros versos e passagens que talvez dão a entender que Yeshua é Deus? Vamos ver?
2ª ocorrência:
Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Mateus 12:8
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Marcos 2:28
E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.
Lucas 6:5
E Yeshua lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
Mas Yeshua respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai...
João 5:17-23
Interessante essa última frase não?
Devemos honrar o Filho igualmente como o Pai?
O que será que significa isso? Deixe o seu comentário abaixo queremos muito ouvir a sua opinião.
3ª ocorrência:
Disse-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Yeshua ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
João 8:58,59
*obs2: Será que os judeus entenderam que Yeshua estava se referindo ao termo que Deus diz a Moisés "EU SOU" em Êxodo 3:14?
"Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."
É bastante provável que sim uma vez que queriam apedrejá-Lo não é mesmo? Como alguém poderia "ser" antes de Abraão e ter "nascido" depois?
Qual a sua opinião?
4ª ocorrência:
Eu e o Pai somos UM (errad).
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes YESHUA: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
João 10:30-33
*Obs3: Com essa é a 3ª vez que tentam matar Yeshua apedrejado. Será que os judeus entenderam que Yeshua estava se referindo ao famoso Shemá: Ouve Israel nosso Deus é UM (errad) como Ele fazendo parte da divindade? Pois qualquer pessoa que saiba hebraico, entende que a palavra hebraica "Elohim" serve tanto para "Deus" no singular, quanto "Deuses" no plural. E é mais interessante notar ainda que no Shemá, "Deus" é citado 3 vezes, veja a imagem abaixo:
Além de tentarem apedrejá-Lo NOVAMENTE, o acusaram de blasfêmia e disseram que Ele fazia-se Deus (Elohim) a si mesmo! O principal livro cabalístico, que é o Zohar interpreta ainda este verso como sendo a evidência de manifestação de Elohim e sua natureza trina (mais detalhes sobre este assunto no vídeo abaixo) Interessante não?
5ª ocorrência:
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe YESHUA: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?
João 14:8,9
*Obs4: Impressionante! Não? Como alguém após ter tal requerimento de um discipulo: "mostra o Pai" responder algo como: "estou aqui", não seria o mesmo que dizer "sou eu", e ainda completar: "não me conhece"?
Neste passagem alguns argumentam que conforme o livro de Gênesis na criação, "somos todos a imagem e semelhança de Deus" e por isso Yeshua teria falado isso à Felipe para demonstrar que qualquer pessoa pode transparecer a imagem do Pai, mas será que este argumento é a melhor explicação?
Bem, mas e se Yeshua de fato é a única imagem de Deus?
Então fica absolutamente claro que, na verdade Moisés viu Yeshua, quando a Escritura diz que Moisés via e conversava com Deus face-a-face, assim como Jacó, veja:
E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo
Êxodo 33:11
E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Gênesis 32:30
E se Yeshua é de fato á única imagem de Deus, isso resolve "o problema" do que diz João em sua carta:
Ninguém jamais viu a Deus
1 João 4:12
Assim como Mateus expõe:
...e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Mateus 11:27
Desta forma ficaria ainda mais claro que fomos feitos conforme à "imagem e semelhança de Deus (Elohim)"
que também é o próprio: Yeshua o Messias não?!
6ª ocorrência:
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
João 20:28
A Dúvida de Tomé, 1599, óleo sobre tela, 107 x 146 cm, Caravaggio, Stiftung Schlösser und Gärten Postdam-Sanssouci, Postdam, Alemanha.
*Obs5: Esta é a primeira vez (se não estou enganado) que Yeshua é inconfundivelmente chamado de Deus.
Contudo aqui um dos principais argumentos contrários a Yeshua ser de fato divino, é que Tomé falou algo do tipo "ai meu Deus" (como quem fala "ave maria") quando está espantado, por tocar Yeshua e vê-lo ressuscitado.
Existe ainda a argumentação de que assim como Deus pôs Moisés como Deus para o faraó no Egito em Êxodo 7:1 este verso mostra que Yeshua era como semelhante à Deus para Tomé, mas será que faz sentido isso diante de todas as ocorrências até agora dispostas? Vamos continuar investigando?
7º ocorrência:
E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: este é Yeshua, o rei dos judeus.
Mateus 27:37
יֵשׁוּעַ הַנָּצְרִי וּמֶלֶךְ הַיְּהוּדִים
(Yeshua HaNatzarei W’Melech HaYehudim)
"Yeshua o nazareno e rei dos judeus" em hebraico estas seriam as primeiras letras de cada palavra formam o Tetragrama YHWH que é o nome de Deus demonstrando assim que Yeshua e Deus eram UM como Ele mesmo afirmou.
*Obs6: É possível que talvez Pilatos tenha escrito tenha escrito apenas as iniciais do Motivo da sua crucificação pelos quais aqueles judeus o estavam acusando apenas para zombar do povo? Ou é possível ainda que os mais religiosos ao verem a frase e entenderem que talvez estivessem chamando aquele crucificado de Deus, e por isso pediram a Pilatos que não o fizesse como podemos ler abaixo?
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Yeshua estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.
João 19:20-22
Mais um detalhe importante sobre isso, é que as letras do Nome de Deus YHWH (yod-he-vav-he) e da palavra Torah em hebraico significam exatamente a crucificação do Resh (Inicio) e quem é o inicio de todas as coisas?! Be-Reshit bara Elohim... ("No principio criou Deus...") Gen.1:1
Veja na tabela abaixo que se fossemos utilizar apenas os significados próprios das letras o resultado seria este:
YHWH = Yod-mão, Vav-prego, Hey(2x)-ATENÇÃO!!!
TORAH = Tav-cruz,marca,sinal; Vav-prego; Resh-início, cabeça; Hey-atenção!
A argumentação contrária aqui geralmente se trata: "do que de fato foi escrito na placa", pois em hebraico a maneira que os evangelhos dizem que o texto sobre a cruz foi escrito divergem em alguns evangelhos (o que é de se esperar segundo especialistas peritos forenses em ouvir testemunhas oculares dos acontecimentos, já que nem sempre os relatos do mesmo acontecimento são idênticos uma vez que também foi relatado por pessoas com pontos de vistas diferentes), mas seja como for é bastante possível que a Escrita da placa acima da cabeça de Yeshua o Messias estivesse longe e não pudesse ser bem vista por alguns, ou que foi escrita fosse realmente apenas um acrônimo que possa ter revelado o nome de Deus como relatado acima, mas em todo o caso ainda continuam ocorrências de passagens referentes à Yeshua ser visto e interpretado como Elohim, vejamos a próxima:
8ª ocorrência:
Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?
E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então?
E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Yeshua o Messias.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Yeshua.
Atos 19:2-5
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:19
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra (Yeshua o Messias), e o Espírito Santo; e estes três são um (errad).
1 João 5:7
*Obs7: É importante observar que esta ordem de ir fazer discípulos e batizar é um novo mandamento da Nova Aliança no Messias, que após o batismo de João, o qual recebeu apenas para que tudo fosse cumprido, e lemos que o após ter sido batizado a voz do Pai foi ouvida nos céus e o Espírito Santo desceu sobre Yeshua como manifestação da natureza trina de Elohim (Deus), e lemos agora que o Batismo e testemunho são dos 3 nos céus, portanto a doutrina da trindade pode ser vista nas Escrituras claramente, não sendo algo tardio inventado por sacerdotes da igreja de roma, mas da própria Escritura mesmo e Yeshua com isso parece estar no mesmo nível do Pai e do Espírito Santo quanto ao grau de importância para a morte para o pecado e ressurreição para a verdadeira vida após o batismo.
9ª ocorrência:
(Yeshua disse): Eu sou o Alfa (ALEF) e o Ômega (TAV), o primeiro e o derradeiro; e o que vês, (...)
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi(...) um semelhante ao >>>Filho do homem,<<< (...)
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E >>>o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre<<<. Amém
Apocalipse 1:11-18
*Obs8:
Note que esta frase é uma referência direta a Isaías 41:4, 44:6 e 48:12, onde Adonai mesmo diz que Ele é o Primeiro e o Último -- e declarou explicitamente que não há outro "deus" além d'Ele.
Em toda a Escritura lemos que apenas Deus é "O principio e o Fim, o primeiro e o último" veja:
Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
Isaías 48:12
Em 3 lugares na Escritura Deus é metaforicamente identificado com outra coisa. Em cada caso, a metáfora começa com um Aleph:
Fogo אֵשׁ - Hebreus 12:29, Deuteronômio 4:24
Luz אוֹר - João 1:5 (1ª carta); Isaías 10:17;
Amor אַהֲבָה - João 4:16 (1ª carta)
A letra Aleph é também uma imagem de três-em-um, ou hashilush hakadosh. Assim como existem três partes para Aleph, mas Aleph é Um (echad), de forma que há três Pessoas para a divindade, contudo Deus é absolutamente Um. A gematria da palavra Aleph (אָלֶף) é 111 (Aleph = 1, Lamed = 30, e Pey = 80).
De um ponto de vista Messiânico, Aleph representa Yeshua o Messias como nosso intercessor e Kohen Gadol (sumo sacerdote). Os dois Yods representam os braços estendidos ou mãos alcançando tanto à humanidade e a Deus. O Vav diagonal representa o sacrifício de Yeshua em nosso favor.
A gematria básica para Aleph é um, indicando o único Deus, que é o mestre do universo. Note, contudo, que a gematria para as partes da letra Aleph somam 26 (Yod + Yod + Vav). Este é o mesmo número que o sagrado Nome YHWH, indicando também uma ligação entre o Aleph e o próprio Deus. Isso também é demonstrado em Êxodo 3:14-15, onde o Senhor revela o Nome Dele a Moisés como:
ehyeh asher ehyeh (אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה), "EU SOU O QUE EU SOU".
E então qual a sua opinião sobre as 9 ocorrências de passagens bíblicas que podem dar a entender que Yeshua seja de fato Elohim?
Bem temos ainda mais!
Veja o que o rabino Shaul ex-farizeu irrepreensível das leis judaicas, o Apóstolo Paulo disse sobre Yeshua em 2 momentos:
1:Quando Yeshua o Messias veio ao mundo:
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:7
E 2 quando tendo ressuscitado:
Porque n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E estais perfeitos n'Ele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
Colossenses 2:9,10
Interessante não?!
Existem ainda mais detalhes interessantes para meditarmos....
Será que o sapientíssimo Rei Salomão ao Construir o Templo estava se referindo a presença de Deus no Templo ou o homem mais sábio do mundo naquele tempo sabia que "Deus encarnaria"?!?!
Vejamos:
Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas.
2 Crônicas 6:1
Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.
1 Reis 8:12
Salomão estava se referindo a Deus no Templo, mas será que ele sabia que um dia Deus também iria vir como o próprio Messias? Bem, sabendo ou não, Evangelho de João confirma:
(...) era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
(...) e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu.
João 1:4,5;10
E por fim, temos um verso que se refere a Yeshua, muitíssimo interessante da máxima sabedoria judaica que apenas quem conhece os segredos e mistérios revelados aos quais você está sendo exposto agora pode entender e está escrito justamente no livro de Provérbios:
Quem subiu ao céu e desceu?
Quem encerrou os ventos nos seus punhos?
Quem amarrou as águas numa roupa?
Quem estabeleceu todas as extremidades da terra?
Qual é o seu nome?
E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?
Provérbios 30:4
Contudo se você não acredita que Yeshua e o Pai não são UM (errad) então o entendimento desta passagem se torna praticamente impossível, mas se fica claro que Yeshua é UM (errad) com Deus ou seja ELOHIM, então está claro aqui que o Pai para descer dos Céus precisa vir como (o Filho) Yeshua, pois o mundo não seria capaz de suportar Deus, e nada impede que Deus esteja em 2 ou mais lugares ao mesmo tempo na forma que Deus quer não é mesmo?
O nome disso é ONIPOTÊNCIA e ONIPRESENÇA, mas para vir precisaria "esvazia-se" (como o Paulo fala), ou seja será que Deus mandaria outro que não Ele mesmo para nos resgatar do pecado? Será que Deus mataria um inocente seu filho para pagar o preço? Ou será que o próprio sangue de Deus é o preço mais valioso que paga o preço pelos pecados da humanidade que Ele busca salvar?
*Um adendo ainda é que no Livro de Daniel lemos o seguinte:
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Daniel 3:24,25
Neste verso vemos que Deus salva os três amigos de Daniel do fogo, através de um que é "Semelhante ao Filho de Deus", ou seja é possível que esta imagem de Yeshua embora já visivel para "Moisés, Jacó e quem Deus quis revelar, pudesse ser vista por alguns mas não se tratava da forma carnal.
Isso fica mais claro ainda que no episódio da transfiguração em que Elias e Moisés são vistos pelos apóstolos ou na ainda em Apocalipse João consegue distinguir Yeshua mesmo transfigurado, não é impressionantemente surpreendente?!
CONCLUSÃO:
temos a sabedoria máxima de Deus expressa por Paulo quanto à certeza da nossa fé, da justiça e do amor de Deus na verdade que é muitas vezes difícil de ver e entender para alguns:
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio?
Onde está o escriba?
Onde está o inquiridor deste século?
Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos o Messias, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias;
e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois d'Ele, em Yeshua o Messias, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
1 Coríntios 1:18-31
E um dos textos mais conhecidos do Apostolo Paulo é:
(...) havendo profecias, serão aniquiladas;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino,
mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face;
agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:8-13
E o Apóstolo Pedro Confirma as palavras do Apostolo Paulo:
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros;
porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus;
se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá;
para que em tudo Deus seja glorificado por Yeshua o Messias, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre.
Amém.
1 Pedro 4:7-11
Que são confirmadas ainda pelo Apóstolo João e por fim toda a Escritura:
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem.
Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança;
porque, qual Ele É, somos nós também neste mundo.
1 João 4:16,17
Acredito que ficou bastante claro, se não ficou, leia novamente, reflita, medite, ore, e quaisquer dúvidas estamos a disposição basta nos procurar: @judeusverdadeiros nas redes sociais, para tentarmos esclarecer quaisquer questões, contudo entendemos que se nem Yeshua convenceu ou obrigou alguém a acreditar, não temos a pretensão de pensar que vamos convencer todos com o que foi aqui exposto. Shalom.
Algumas fontes, referências e artigos recomendados:
gotquestions.org/Portugues/Jesus-orando.html
https://www.shema.com/the-jewishness-of-the-trinity-248/
https://www.oneforisrael.org/bible-based-teaching-from-israel/the-trinity-easy-as-1-2-3/