A Oração do SENHOR (O Pai Nosso):
A oração ensinada pelo Messias Yeshua aos seus discipulos.
PARTE 6
A oração ensinada pelo Messias Yeshua aos seus discipulos.
PARTE 6
Última atualização: 28 de outubro de 2023. Por: @judeusverdadeiros.
Parte 6:
O texto grego conforme os manuscritos majoritários mais antigos.
A transliteração do grego.
A tradução do grego para o português.
O texto aramaico conforme os manuscritos mais antigos.
A transliteração do aramaico.
A tradução do aramaico para o português.
A tradução realizada por estudiosos para texto em hebraico.
A transliteração do hebraico.
A tradução do hebraico para o português.
Vulgata Latina Clementina.
Comentários.
Ὅτι σοῦ ἐστιν ἡ βασιλεία καὶ ἡ δύναμις καὶ ἡ δόξα εἰς τοὺς αἰῶνας. Ἀμήν.
Hoti sou estin hē basileia kai hē dynamis kai hē doxa eis tous aiōnas. Amēn.
Pois teu é o reino e o poder e a glória pelas eras. Amén.
ܡܶܛܽܠ ܕ݁ܕ݂ܺܝܠܳܟ݂ ܗ݈ܝ ܡܰܠܟ݁ܽܘܬ݂ܳܐ ܘܚܰܝܠܳܐ ܘܬ݂ܶܫܒ݁ܽܘܚܬ݁ܳܐ ܠܥܳܠܰܡ ܥܳܠܡܺܝܢ ܀
meṭṭul dəḏīlāḵ y malkūṯā wəḥaylā wəṯešbūḥtā ləᶜālam ᶜālmīn .
Porque teu é o reino, o poder, o louvor sempre eternamente.
כִּי לְךָ הַמַּמְלָכָה וְהַגְּבוּרָה וְהַתִּפְאֶרֶת לְעוֹלְמֵי עוֹלָמִים אָמֵן
Ki lerrah hamamelarrah vehagevorah vehatiferet leolemei olamym. Amen.
Pois teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amen.
(não achei nenhuma versão oficial latina, mas com a ajuda do google tradudor e inteligência artificial produzi este verso:) Quia tuum est regnum et potestas et gloria in saecula. Amen.
A Doxologia Conclusiva: Jesus nos ensinou a orar de maneira inteiramente judaica. As três primeiras frases da chamada "Oração do Senhor" refletem o Kadish judaico e a santificação do Nome de Deus. As frases intermediárias resumem as petições essenciais da antiga oração judaica Amidá (posteriormente iremos postar artigos sobre Amidah e Kadish em nosso site), e a conclusão culminante reflete os louvores que o Rei Davi ofereceu na dedicação do primeiro Templo (1 Crônicas 29:11-13). Em suma, esta é uma oração inteiramente judaica que nos foi dada pelo nosso Senhor e Salvador judeu. Como a maioria das outras orações judaicas, esta termina com o advérbio “amén”, que significa “verdadeiramente” ou “certamente”. Amén vem de uma raiz da palavra (aman) que significa nutrir, apoiar e tornar-se seguro e forte. A palavra hebraica para fidelidade, emunah, vem desta mesma raiz. Os sábios judeus ensinam que “amém” pode ser considerado um acrônimo para "el melekh ne'eman", “Deus é um rei fiel”, uma frase dita todos os dias antes do Shemá ser recitado pessoalmente. E, de fato, o Senhor Jesus é “o Amén, a testemunha fiel e verdadeira” (Apocalipse 3:14) que nos mostrou o poder e a glória d'Aquele que deve ser adorado para sempre em Espírito e em verdade. E pelo que constatamos também, no aramaico a palavra "amén" (ᶜālmīn) tem o significado de: eternamente.
A primeira palavra das Escrituras é b'reishit (Gênesis 1:1) e a última palavra é amém (Apocalipse 22:21). Juntando essas palavras obtemos:
"No princípio era Amén."
Da mesma forma, juntar a primeira e a última letras das Escrituras resulta na palavra ben, que significa “um filho”:
Do começo ao fim, então, vemos que as Escrituras apontam para o Senhor Jesus como o Fiel e Verdadeiro Filho do Pai, o legítimo Rei do reino de Deus.
Fontes e Referências importantes e recomendadas para mais estudos e pesquisas:
AVISO IMPORTANTE:
Quando todas as partes desse estudo sobre esta oração estiverem prontos e postados, iremos lançar o nosso 2º Curso com Certificado internacional GRÁTIS*!
*Não deixe de se inscrever também no nosso 1º Curso: https://curso.judeusverdadeiros.com/b/level1
Como você pode perceber este não é um trabalho simples, foram necessários muitos anos de estudo para sermos capazes de produzir este tipo de conteúdo de maneira inédita, e ainda no final possibilitarmos a realização de um curso que dará um certificado internacional, tudo de maneira totalmente 100% gratuita!
Para que isto se torne realidade, você pode nos ajudar de diversas maneiras: ore por nós, acompanhe o nosso trabalho nas outras plataformas, interaja conosco, e principalmente, compartilhe este estudo e cite as fontes e os autores deste trabalho que Deus permitiu chegar até você, dando o devido crédito e reconhecimento por esta belíssima obra que está sendo compartilhada com você neste exato momento!
E por fim você pode nos ajudar também, além das formas mencionadas acima, adquirindo nossos produtos: camisas (em breve novidades: novos produtos!), cursos, consultorias ou realizando doações, basta entrar em contato conosco diretamente através de uma das redes sociais: @judeusverdadeiros.
Shalom!