O SUBSTANTIVO: DEUS

Por: @judeusverdadeiros (última atualização: 05 dez 2023)​

Algumas pessoas têm utilizado o termo "D-us" ao invés da palavra "Deus" por vários motivos diferentes, em Israel os judeus evitam a todo custo escrever o nome:  יהוה e alguns evitam usar até  pronunciar Elohim (que significa literalmente: "Deus" ou "deuses" em hebraico), por exemplo a minha antiga professora de hebraico bíblico da Universidade Hebraica de Jerusalém Maya Levin, falava: Elokim para não pronunciar Elohim.

Na língua inglesa, existem também algumas pessoas que ao invés de escrever God escrevem: G-d, argumentando que é por respeito, e também por outros motivos, um dos motivos é que God  é o inverso  da palavra "dog" (que significa cachorro em inglês), outras pessoas ainda afirmam que a palavra God na verdade remeteria ao nome de uma divindade pagã.

Entre os falantes da língua portuguesa também existem algumas pessoas que escrevem "D-us" ao invés de Deus, e até evitam falar esta palavra, e ao invés utilizam outras palavras como: Eterno ou Criador, da mesma forma que os casos anteriores, utilizam os mesmos argumentos, que na verdade o termo da língua portuguesa "Deus" teria o significado de uma divindade pagã como Zeus ou ainda hindu Dyēus​. 

Mas será que esse comportamento faz sentido? Será que isso não seria um ato de religiosidade exagerada?

Vamos analisar AGORA!

As argumentações principais para não utilizar o substantivo "Deus" (ou God em inglês) são baseadas principalmente em 2 passagens das Escrituras: 

Não tomarás o nome יהוה de teu Deus (אֱלֹהֶ֖יךָ) em vão; porque יהוה não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:7 e Deuteronômio 5:11)

Prestai atenção a tudo o que Eu, vos tenho dito. Não invocareis o nome de outros deuses (אֱלֹהִ֤ים), jamais sejam ouvidos tais nomes de vossos lábios. (Êxodo 23:13)

Observando atentamente o primeiro verso, podemos observar que o "nome" em questão se trataria apenas de: יהוה , contudo quando estamos nos referindo ao que seria um "nome" de acordo com a semiótica (o estudo dos sinais, signos e símbolos e os seus significados) e da semântica linguística (o estudo dos significados nas linguagens) (verifique alguns links para pesquisa abaixo)  qualquer palavra que possa se referir à uma entidade, ser ou objeto pode ser considerado ou interpretado como referencial e portanto de certa forma um "nome".  De maneira que a palavra "Deus" seria o "nome comum" (ou seja: o substantivo) e יהוה  o nome próprio.

Por isso algumas pessoa argumentam que apenas falar o substantivo "Deus" para se referir a יהוה  poderia ser "usar o nome em vão".

Já no segundo caso, o argumento de não utilizar o substantivo "Deus", pois seria o "nome" de uma divindade pagã, é um argumento que é logicamente bastante difícil de se sustentar pois de certa forma pode contradizer a semiótica e semântica contextual do seu uso, pois o substantivo "Deus" de fato pode ter inúmeros significados conotativos e denotativos.

As pessoas que argumentam dessa forma utilizam a etimologia (o estudo da origem das palavras) para afirmar que a palavra "deus" se origina do "paganismo". Eu já vi alguns chegarem a argumentar que a palavra "deus" significa "Zeus", embora todas as palavras possam de certa forma serem um "cognato" (terem uma origem ou raiz comum, que "evoluíram" ao longo do tempo), as palavras "deus" e "Zeus" são bastante diferentes (heterossemânticos), a primeira se trata de um substantivo comum, utilizada para classificar, por exemplo na frase: "Zeus é um deus", enquanto a palavra "Zeus" se trata de um substantivo ou nome próprio.

Outras pessoas argumentam que a palavra "deus" etimologicamente vem do paganismo do proto-indo-europeu "deiwos" (que significa literalmente: "celestial "ou "brilhante") que tem a mesma raiz de ​Dyēus (o nome próprio deus chefe do panteão proto-indo-europeu), contudo essa argumentação também é insustentável uma vez que da mesma forma que o exemplo acima embora possam ser cognatas são heterossemânticas, da forma que eu posso escrever a frase: "Dyēus é um deiwos (celestial)" mas não posso escrever que: "todos os deiwos (deuses) são Dyēus", pois nem todos os deuses possuem esse nome próprio. 

Mesmo assim, para não utilizar o substantivo comum: "deus" algumas pessoas preferem utilizar os as palavras: Eterno e Criador.

Contudo acredito que a maioria dessas pessoas que utilizam língua portuguesa, não estudaram por exemplo que a palavra "EL" comum no hebraico para se referir a era um deus cananeu, e nem estudaram hebraico para saber que palavras como "BAAL" (que significa literalmente: senhor, esposo etc) até hoje são utilizadas cotidianamente pois são substantivos comuns.

Entendendo tudo isso, podemos de fato perceber que o segundo argumento é realmente muito difícil de ser apresentado e sustentado de maneira razoável, pois é um argumento realmente insensato, uma vez que se alguém por exemplo cultuasse um deus chamado: "abcde..." ou seja: todas as letras e sons de todos os alfabetos (e sabemos que no passado houveram inúmeros nomes e pronúncias de deuses diferentes), deixaríamos de utilizar todos os sons e letras apenas porque eles são cognatos (possuem uma origem comum) para se referir a יהוה? Claro que não, nem sequer conseguiríamos abrir a boca ou escrever qualquer palavra utilizando essa "lógica".

Conclusão:

Gramaticalmente, o substantivo é o termo mais comum utilizado para se referir a nomes. No entanto, há casos em que um termo de outra classe gramatical é utilizado, podendo este termo ser um verbo, um adjetivo ou advérbio. Quando isto ocorre, dizemos que o termo sofreu uma substantivação. Como é o caso da palavra da palavra "Eterno". 

O nosso website e nossos meios de comunicação continuarão utilizando o substantivo da língua portuguesa "Deus" para se referir a  יהוה após a exposição das informações acima, pois entendemos que é muito mais sensato.

Contudo, é óbvio que cada pessoa fala e faz o que quiser, principalmente relacionada às suas crenças religiosas, o único porém é: desde que não seja um crime de acordo com as leis estabelecidas pelos governos de cada município, Estado ou país; pois dependendo das leis a pena pode ser até a de morte. ​

Gostou do nosso artigo? Deixe a sua opinião em um comentário e compartilhe o conhecimento para livrar cada vez mais pessoas da escuridão da ignorância!

Alguns links de artigos, fontes e referências:

https://reformjudaism.org/practice/ask-rabbi/why-do-some-jews-write-g-d-instead-god

https://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/486809/jewish/Why-Gd-instead-of-G-o-d.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica

https://en.wikipedia.org/wiki/Deus

https://en.wikipedia.org/wiki/Dyeus

https://en.wikipedia.org/wiki/El_(deity)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Baal#:~:text=Baal%2C%20com%20o%20artigo%20definido,como%2C%20por%20exemplo%2C%20Moloque.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nome

https://es.wikipedia.org/wiki/Nombre

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato

https://en.wikipedia.org/wiki/Noun#Proper_nouns_and_common_nouns