O NOSSO SHABAT
Por: @judeusverdadeiros (última atualização: 06 dez 2023)
Por: @judeusverdadeiros (última atualização: 06 dez 2023)
Por que nós da @judeusverdadeiros não vemos o dia de Shabat como uma "obrigação" mas uma opção de vontade e liberdade?
1. Calendários:
desde os tempos de Yeshua o Messias havia divergências quanto a observação dos calendários, na época haviam vários tipos de calendários diferentes: juliano, enoquiano, judaico e etc... O mundo não era globalizado como é hoje, em que todos seguem o calendário gregoriano como padrão.
2. Yeshua é o nosso descanso (shabat):
O autor da carta aos hebreus exorta os seus leitores a "entrarem" no descanso sabático fornecido por Yeshua o Messias, e implora que não endureçam os seus corações contra Ele, assim como os seus pais fizeram no deserto. Por causa de sua incredulidade, Deus negou àquela geração acesso à Terra Prometida, dizendo: "Não entrarão no meu descanso" (Hebreus 3:11). Da mesma forma, o escritor implora os seus leitores a não cometerem o mesmo erro de rejeitar o descanso sabático de Deus em Yeshua o Messias. "Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4:9-11).
3. Por fim temos o que o apóstolo Paulo ensina:
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é do Messias.
Colossenses 2:16,17
Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Gálatas 4:9-11
Conclusão:
Graças a "Lei da Liberdade", da "Lei do Messias", "Lei da Fé" e "Lei do Espírito de Vida" em contraste com a "Lei de Moisés", "Lei do pecado e da morte" (os termos em aspas são utilizados no AT e NT) podemos utilizar todos os dias sem medo para honrar e glorificar a Deus em verdade e santidade, pois (nós que cremos em Yeshua o Messias) já estamos vivendo na Nova Aliança Messiânica de Yeshua e não na Antiga Aliança Sinaítica dada a Moisés.
Na Antiga nossos sacerdotes eram os levitas. Na Nova nosso sumo sacerdote é Yeshua o Messias e somos todos sacerdotes com Ele.
Na Antiga o Espirito Santo de Deus habitava o Templo de pedras, na Nova o Espirito Santo habita em nós.
Portanto a conclusão final é: quem quiser descansar e dedicar o o dia de shabat a Deus é livre para fazer isso, mas não deve importunar quem não o faz, como fazem algumas religiões dizendo que é "pecado" não guardar um dia específico para Deus como: Adventistas do Sétimo dia, variações de "Judaísmo(s)", Catolicismo (que também chama o primeiro dia da semana de "domingo sabático" e considera pecado mortal não ir a missa neste dia), e etc. Portanto devemos buscar ser santos todos os dias, todas as horas, a todo momento em constante oração. Amén!
Algumas fontes, referências e artigos recomendados:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hebrew_calendar#Other_practices
https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-Sabado-descanso.html