A estratégia de distribuição (ou estratégia de roteamento) é um conjunto de regras que dita como os leads devem ser enviados (de modo geral) e como o recebimento desses leads afeta os usuários (em quesitos de alteração no lugar da fila, prioridade de recebimento, etc..).
Nos guias abaixo você poderá ver cada uma das estratégias, entender melhor como funciona a sua estratégia e verificar se não há outra que atenderia melhor as necessidades da sua empresa.
Por padrão, quando sua empresa é criada no C2S, ela vem com a estratégia Round Robin, porém, dependendo de como foram passadas as necessidades e regras da sua empresa (tanto para a equipe que implementou ela quanto para a equipe do suporte), essa estratégia pode ter sido alterada.
Para descobrir qual sua estratégia, é só solicitar a um agente do nosso suporte (é possível também descobrir pelas nuances de cada uma delas no seu sistema)
Round Robin é uma estratégia de rodízio que permite que os corretores possam receber leads de forma igualitária no sistema quando estão ativos para receber leads. A cada lead recebido, seja ele uma captação própria, um rodízio ou lead manual, o mesmo perde a vez na fila e vai para o final dela para novo recebimento de lead. Caso um lead seja transferido de um corretor para o outro, o, por exemplo, o lead do corretor A foi transferido ao corretor B, o corretor A permanece no mesmo lugar que está na fila de distribuição, ou seja, se ele for o primeiro da fila, segue no início; já o corretor B perde a vez após recebimento do lead encaminhado. Caso o corretor A esteja em primeiro na fila, receba um lead, vá para o final da fila, e tenha esse lead transferido para outro corretor, ele voltará a ser o primeiro da fila.
O Best Seller, também conhecido como Melhor Vendedor, se trata de uma distribuição baseada no atendimento do corretor, ou seja, se o corretor estiver atendendo bem, agendando atividades, agendando visitas, realizando primeiro contato com lead ele terá pontos acima de zero, mas se caso o corretor não realize os atendimentos e não interaja com o lead seus pontos diminuíram se tornando negativos abaixo de 0, fazendo com que receba gradativamente menos lead, enquanto isso, corretores com mais pontos receberam mais leads. Para que um corretor melhore sua pontuação ele deverá melhorar o atendimento com os leads que já estão em sua posse, assim podendo receber gradativamente mais leads conforme sua pontuação melhorar. É uma espécie de distribuição por meritocracia.
Carrossel por ativação é uma estratégia de rodízio que permite que os corretores possam receber leads de forma igualitária no sistema quando estão ativos para receber leads. Nesse método é possível definir uma ordem em que os corretores podem receber leads, assim o usuário master irá desligar e ligar os corretores na ordem que deseja que ocorra a entrega dos leads. O master terá uma opção para ver a fila de distribuição que ficará localizada no painel à esquerda do C2S na opção “distribuição de leads” e depois em “Fila de Distribuição”.
Importante ressaltar que essa fila mostra a posição geral do corretor para receber leads e não necessariamente a ordem exata que os leads vão ser entregues. Se, por exemplo, chegar um lead de Aluguel e somente o usuário Eduardo Moraes e Paulo Máximo recebem esse tipo de lead, o sistema fará um rodizio secundário entre os dois, respeitando a ordem atual da fila geral e entregará o lead para o Eduardo Moraes (que está em 3 na fila geral, acima do Paulo que está em 5). Após isso Eduardo vai para o final da fila geral.
Existe algumas regras que definem se um lead altera ou não a posição na fila:
1 - Ao receber lead de captação, não muda a posição na fila.
2 - Ao receber lead de cliente que já está em atendimento, não muda posição na fila.
3 - Se o usuário criar um lead para ele mesmo, não perde a vez na fila.
4 - Encaminhar lead não muda a posição na fila.
5 - Ao desativar e ativar recebimento de lead para o usuário, ele vai para o final da fila.
Já leads manuais é possível escolher se irá ou não mudar a vez na fila do corretor, clicando no botão “sim” ou “não” para “Esse lead deve modificar a fila de distribuição?”.
Carrossel por equipe é semelhante ao carrossel por ativação, uma estratégia de rodízio que permite que as equipes possam receber leads de forma igualitária no sistema quando os corretores estão ativos para receber leads. Nesse método é possível definir uma ordem em que as equipes podem receber leads, assim o usuário master irá desligar e ligar os corretores de cada equipe na ordem que deseja que ocorra a entrega dos leads. Se o corretor da equipe 1 for o primeiro a ser ligado, a equipe 1 será a primeira a receber leads, e assim por diante. Quando um lead chegar, ele verificará qual equipe é a próxima a receber e vai entregar ao corretor que estiver em primeiro no rodizio dessa equipe. O próximo lead chegará para a próxima equipe no rodizio, entregando novamente para o primeiro corretor do rodizio da equipe, e assim sucessivamente. O master terá uma opção para ver a fila de distribuição que ficará localizada no painel à esquerda do C2S na opção “Distribuição de leads” e depois em “Fila de Distribuição”.
Importante ressaltar que essa fila mostra a posição geral do corretor para receber leads e não necessariamente a ordem exata que os leads vão ser entregues. Se, por exemplo, chegar um lead de Aluguel e somente o usuário Eduardo Moraes, Paulo Máximo e Priscyla recebem esse tipo de lead, o sistema verificará qual a próxima equipe a receber fará um rodizio secundário entre os usuários que recebem esse tipo de lead, respeitando a ordem atual da fila de equipes e da fila geral e entregará o lead para o Eduardo Moraes (que está em 3 na fila geral, acima do Paulo que está em 5 e na equipe Suporte Validações que é a próxima a receber, diferente da Priscyla que está em primeiro no rodizio de sua equipe, porém sua equipe está em segundo no rodizio das equipes). Após isso Eduardo vai para o final da fila geral. O próximo lead que chegar, será entre agora a Equipe Auto Pay, e chegará para a usuária Priscyla
Existe algumas regras que definem se um lead altera ou não a posição na fila:
1 - Ao receber lead de captação, não muda a posição na fila.
2 - Ao receber lead de cliente que já está em atendimento, não muda posição na fila.
3 - Se o usuário criar um lead para ele mesmo, não perde a vez na fila.
4 - Encaminhar lead não muda a posição na fila.
5 - Ao desativar e ativar recebimento de lead para o usuário, ele vai para o final da fila.
Já leads manuais é possível escolher se irá ou não mudar a vez na fila do corretor, clicando no botão “sim” ou “não” para “Esse lead deve modificar a fila de distribuição?”.