Membros do comitê científico

Corina Borri-Anadon (UQTR)

Corina Borri Anadon (UQTR) é doutora em educação e professora titular do departamento de educação. Seu trabalho acadêmico se organiza em três eixos: diversidade etnocultural, linguística e religiosa na formação docente, processos de inclusão-exclusão na educação especial e práticas escolares de profissionais de saúde. Ela é graduada e mestre em fonoaudiologia e doutora em educação pela UQAM. Corina é fluente em português. (página web)

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (UFSB)

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (UFSB) é professor adjunto da UFSB e do Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade. Mestre em educação e doutor em políticas públicas e formação humana. Suas pesquisas versam sobre o trabalho docente e a problemática de inclusão e exclusão na educação. Graduado em psicologia e fonoaudiologia. Ele recentemente co-dirigiu o livro Universidade popular e encontro de saberes (Edufba, 2020) (lattes)


Monica Rahme (UFMG)

Monica Rahme é psicóloga e professora de Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde trabalha com atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Seus projetos de pesquisa estão relacionados ao processo de inserção escolar de estudantes com deficiência, relacionado ao tema da convivência entre pares, apoio à escolarização e formação docente. Participa do projeto Arte e Diferença e coordena o Grupo de estudos Corpos Mistos. (lattes)



Marcelo Silva de Souza Ribeiro (UNIVASF)

Marcelo Silva de Souza Ribeiro (UNIVASF) é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Seus estudos de pós-graduação foram realizados em universidades quebequenses (UQAC/UQAM) e um pós-doutorado no Brasil (UFBA). Editor da Revista de educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (REVASF), coordena a projeto de pesquisa “A relação das crianças com os seus pais o lugar da brincadeira?” realizado em cooperação com a UQTR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional. (lattes)



Kelly Russo (FEBF/UERJ)

Kelly Russo é professora do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Coordena projetos de extensão e de pesquisa sobre temas relacionados à diversidade etnocultural e linguística na educação; educação escolar indigena; e educação em direitos humanos. É uma das autoras do livro “Quebrando preconceitos: repensando a cultura e a história dos povos indígenas na escola brasileira” (2013) e co-organizadora do livro “Ciências, Tecnologias, Artes e Povos Indígenas no Brasil: subsídios e debates a partir da Lei 11.648/2008” (2016). (lattes).


Coordenação : Eve Lemaire (UQTR)