Corpo Astral. "Duplo" etérico do corpo humano, geralmente considerado pelos ocultistas como a força que lhe insufla vida e lhe dá "consciência". O corpo astral tem uma aparência luminosa e radiante e é capaz de passar através da matéria física. O ato de separar por meio da vontade o corpo astral do corpo físico é conhecido como viagem astral. Segundo a crença ocultista, o corpo astral deixa sua contraparte física na hora da morte e passa a viver no plano astral. Alguns parapsicólogos veem que as aparições de fantasmas sejam comunicações astrais entre pessoas que já morreram e aqueles que lhes são caros. Na maioria das representações do corpo astral, ele aparece ligado ao corpo físico por um cordão de prata — um cordão umbilical etérico — e algumas pessoas que passam por experiências fora do corpo relatam a visão desse cordão. (1)
Corpo astral. O corpo astral é considerado uma espécie de cópia do corpo humano, porém composto por outro material, que se desprende do corpo físico durante o processo conhecido como projeção astral, deslocando-se livremente e tomando conhecimento de tudo o que o cerca, invisível ao olho humano, enquanto o corpo físico permanece em estado de repouso ou sono. (2)
(1) DRURY, Nevill. Dicionário de Magia e Esoterismo: Mais de 3000 Verbetes sobre Tradições Místicas e Ocultas. Tradução de Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2011.
(2) SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 2002.