Precognição 

Precognição. Termo utilizado pela parapsicologia para identificar o fenômeno de conhecer um acontecimento futuro sem deduções racionais obtidas a partir do conhecimento presente.

As informações sobre o futuro se apresentam às pessoas das mais variadas formas: por sonhos, visões, estados de transe, intuições súbitas ou, como pretendem algumas linhas religiosas, por contatos com os espíritos dos mortos. Fácil de ser verificado: dada a precognição, espera-se que o evento descrito aconteça.

Também conhecido como: premonição, predição, adivinhação, pressentimento, antevisão, vaticínio, profecias, e ainda presságio, pregnose, paragnose, palpite, prenúncio, presciência ou, simplesmente, pré-conhecimento.

Precognição pelas cartas Zener. Nos testes para comprovar telepatia e clarividência, os pesquisadores depararam com alguns resultados estranhos, com índices de erros muito acima do normal, e puderam comprovar que as pessoas envolvidas estavam acertando as cartas que ainda iriam sair. Estavam, portanto, prevendo o futuro. Pressentimentos são classificados como precognição amenizada, em que o conhecimento futuro não chega por meio de uma visão clara. (1) 

(1) SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 2002.