Mesa Ouija (Planchette)

Mesa Ouija (Planchette). Aparelhos de escrita automática. Sua forma mais simples é um círculo de letras numa mesa, com um copo emborcado no centro, sobre o qual um ou mais participantes repousam a ponta dos dedos. O copo move-se de letra em letra, muitas vezes soletrando uma linguagem inarticulada, mas, às vezes, palavras e frases. A mesa ouija (“ouijá” combina as palavras francesa e alemã para “olhos”) é uma peça lisa de madeira polida, com as letras do alfabeto escrita em forma de meia-lua num dos lados. Em cima disso há uma prancha em forma de de coração montada sobre rodízios, que desliza à sua volta quando os participantes põem as pontas dos dedos nele e mais uma vez soletram palavras e frases. A planchette tem um lápis amarrado a um ponteiro em forma de coração, que escreve numa folha de papel, colocada sobre a mesa maior embaixo. No século XIX, supôs-se muitas vezes que as “mensagens” comunicadas através desses aparelhos tinham de vir dos mortos, e muito da agitação contra o uso da mesa ouija nos últimos anos parece vir de um medo profundamente enraizado de que elas coloquem os participantes em perigo, ao terem contato com as forças dos mortos ou do mal.  

Isso pode acontecer, mas a tendência hoje é acreditar que a maioria das manifestações venham do próprio inconsciente dos participantes. Rosalind Heywood observou que “há sugestões que não podem ser ignoradas, de que o material que surge através desses aparelhos não vêm sempre do inconsciente de qualquer um dos participantes; de vez em quando, parece dever-se a alguém tipo desconhecido de contato com acontecimentos  distantes, ou com o pensamento de pessoas distantes”. (1)

(1) CAVENDISH, Ricardo (org.). Enciclopédia do Sobrenatural: Magia, Ocultismo, Esoterismo, Parapsicologia. Consultor especial sobre Parapsicologia Professor J. B. Rhine. Tradução de Alda Porto e Marcos Santarrita. Porto Alegre: L&PM, 1993.