Extraterrestres

Extraterrestres. A segunda metade do século XX foi marcada profundamente pela noção de possibilidade de vida extraterrestre e, especialmente, pela ideia de que os extraterrestres estão visitando a Terra com as finalidades mais diversas e, ainda, pela teoria de que sempre estiveram em contato com as civilizações do planeta, mesmo com as mais antigas culturas conhecidas e com algumas das quais só se tem conhecimento por lendas.

O tema está diretamente relacionado om o fenômeno OVNI, uma vez que a suposição — ou fato, de acordo com algumas fontes de pesquisa e estudo — é que os OVNIs nada mais são do que naves espaciais vindas de outros planetas, e dirigidas por seres extraterrestres com tecnologia e inteligência superior à nossa. Uma das primeiras, ou talvez a primeira vez em que essa possibilidade foi mais abertamente considerada, ocorreu, provavelmente nas pesquisas de Charles Hoy Fort, publicadas no famoso O Livro dos Danados, em 1919.

A partir dos anos 60 se intensificaram os relatos de contatos telepáticos com seres extraterrestres. A ideia corrente ao final do século é a de que os extraterrestres já se encontram entre os humanos, ainda que não possam ser percebidos pela maioria de nós. As intervenções dos alienígenas só se tornaram mais popular a partir dos trabalhos de pesquisa do jornalista alemão Erich von Däniken, que começaram a ser publicados em livro em 1968, com o Eram os Deuses Astronautas? (1)

(1) SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 2002.