Cartas Zener. Cartas que o Prof. e psicólogo Karl Zener, um dos mais diretos colaboradores de Rhine, inventou para as experiências de percepção extra-sensorial (ESP). São cinco figuras (estrela, círculo, cruz, quadrado e três linhas onduladas) que se encontram repetidas cinco vezes, perfazendo um maço no total de vinte e cinco cartas com as quais se faz o cálculo das probabilidades. (1)
Cartas Zener. Essas cartas foram usadas nas pesquisas primeiras da Duke University e continuam a ser populares entre os parapsicólogos. Num teste PES, o sujeito tem de adivinhar a sequência dos símbolos de cada uma das cartas de forma que o número de acertos possa ser considerado maior do que um mero "acaso". Um sujeito que tenha feito mais do que cinco acertos por rodada é considerado dotado de capacidade psi. Ver também Telepatia Mental. (2)
As cartas Zener, tão popularizadas por Rhine em seus testes parapsicológicos, baseiam-se em números. As cartas são representadas pelo círculo, pelo sinal de mais, pelas ondas, pelo quadrado e pela estrela. O círculo é o número 1; o sinal de mais, o número 2; as ondas, o número três; o quadrado, o número 4; a estrela, o número 5. Como há 5 cartas de cada naipe, temos um baralho com 25 cartas. Mediante diversos testes estatísticos, pode-se comprovar se uma pessoa possui percepção extra-sensorial: clarividência, telepatia, pós e pré-cognição.
(1) PAULA, J. T. Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia. 3. ed. São Paulo: Bels, 1976.
(2) DRURY, Nevill. Dicionário de Magia e Esoterismo: Mais de 3000 Verbetes sobre Tradições Místicas e Ocultas. Tradução de Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Pensamento, 2011.