Faculdade X

Faculdade X. O escritor Colin Wilson, também filósofo e pesquisador do oculto e da parapsicologia, desenvolveu a sua tese da Faculdade X, dizendo que esta "é simplesmente o poder latente, possuído pelos seres humanos, de ir além do presente". Para ele, a Faculdade X explicaria todos os fenômenos estudados pela parapsicologia e todas as experiências místicas e poéticas lançando a mente humana para um contato com a realidade como nunca houvera antes. Seria realmente um sexto sentido, mas com um significado muito mais amplo do que normalmente se atribui a ele. Ele diz: "É engano pensar que a Faculdade X seja uma faculdade 'oculta'. Ela representa o poder de captar a realidade e de unir as duas metades da mente humana - a consciente e a subconsciente." E ainda: "Garantem-me que este lugar, aqui e agora, é bem mais real do que qualquer outro lugar ou tempo. Só em certos momentos de grande intensidade interior é que realmente compreendo que se trata de mentira. A Faculdade X é um sentido de realidade, a realidade de outros tempos e lugares. E é a posse desse sentido - por mais incerto e fragmentado que ele se apresente - que distingue os homens de todos os outros animais."

A teoria tomou forma em 1966, mas quem acompanhava o trabalho de Wilson tinha vislumbre desses pontos de vista dez anos antes, e foi uma parte importante de seus livros de ficção científica depois disso, como em Parasitas da Mente, onde imagina uma única fonte de poder para todas as mentes humanas, uma espécie de foco de energia, ao qual qualquer um pode ter acesso. Aqueles que conseguem despertar essa faculdade, mesmo que por alguns breves momentos, conseguem realizar os fenômenos ditos parapsicológicos - ou mesmo aqueles que estiverem ligados ao ocultismo ao longo dos séculos - ou se inspirar para realizar obras poéticas. 

O trabalho gigantesco de pesquisa e desenvolvimento dessas ideias encontra-se no livro O Oculto. Ainda que, posteriormente, o autor tenha renegado algumas de suas teorias ligadas à Faculdade X, ela continua sendo interessante e discutida por alguns pesquisadores. (1)

(1) SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso: Esoterismo, Ocultismo, Paranormalidade e Ufologia. Rio de Janeiro: Record Nova Era, 2002.