Distanciamento social é um conjunto de ações para a diminuição do convívio entre as pessoas, com o objetivo de diminuir ou acabar com a propagação do vírus.
Isolamento é uma recomendação médica, que serve para separar as pessoas doentes (suspeitos ou confirmados) das que não estão doentes, com o objetivo de evitar a propagação do vírus.
Quarentena é a reclusão de pessoas que foram expostas ao COVID-19, mas que não estão doentes, para avaliar se estão no período de incubação.
Garantir os cuidados essenciais para prevenção.
A pessoa com suspeita ou confirmação deve ficar em quarto individual, bem ventilado e com porta fechada.
Não deve dormir na cama com outra pessoa.
A pessoa com suspeita ou confirmação deve utilizar máscara sempre que estiver no mesmo ambiente que os demais moradores ou quando for cozinhar.
Todos os moradores devem manter distância mínima de pelo menos 1 metro da pessoa com suspeita ou confirmada de COVID-19
Evite sair de casa, mas, se necessário, todos os moradores devem utilizar máscara (exceto se menor de 2 anos). Evite transporte público e mantenha as janelas do veículo abertas para ventilar.
Talheres e louças devem ser de uso exclusivo do doente. Após o uso, higienizar com água, sabão ou detergente.
Roupas e toalhas devem ser de uso exclusivo e podem ser lavadas junto com as roupas dos outros moradores. Utilize água e sabão e, sempre que possível, após secar, passe a roupa com ferro quente.