Teresa

Resenha

Aspectos de uma aula de Campo no Pico do Jaraguá

Teresa Alice de Macedo Costa

As aulas de campos no curso de Licenciatura em Geociências na USP, foram até agora essenciais para extrair o melhor no aprendizado e na vivencia em campo para muitas disciplinas ao longo do curso. As aulas tornaram-se muito importantes para cumprir o nosso currículo e foram aulas muito bem planejadas metodologicamente com a participação de professores sempre altamente qualificados e que nos proporcionaram uma experiência incrível na estratégia de construir nosso conhecimento,

Em um desses campos, na disciplina de Geologia estrutural, ministrada pela professora Maria da Gloria Motta , no ano de 2019 tive a oportunidade de visitar o Pico do Jaraguá, e analisar os processos estruturais que a geologia da história da Terra nos relata através das falhas e dobras que ocasionaram as deformações nas rochas e poder relaciona-las no cenário atual em qual escala de tempo geológico está localizada.

Neste estudo contava ainda com ao aprendizado do uso da bussola no aspecto de coletar dados estruturais e os ângulos de deformações ocorridos no maciço rochoso composto de quartzito e conglomerados e poder argumentar com os colegas o produto final de longas histórias de deformações.

O Campo realizado para esta finalidade alcançou o intento mesmo que em poucas horas fora concluído e voltamos ao IGC satisfeitos com o resultado.

Entretanto fiquei muita interessada com as possibilidades de explorar mais este campo por ser tão perto de São Paulo e ainda possuir um leque multidisciplinar para alunos de todas as idades que nos faz rever o potencial que ele reserva em termos de aprendizado.

Podemos explorar vários aspectos, tais como, o estudo do Parque Estadual do Jaraguá tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera, estruturas geológicas, a aldeia indígena e outros aspectos.

Desenvolver um planejamento que o enfoca a importância de se desenvolver metodologias para orientar a prática pedagógica neste local propondo a ideia da realização do trabalho de campo, para o Ensino Médio, levando o aluno a realizar uma ponte entre a teoria e a prática além de ser estimular o conhecimento deste lugar, é uma proposta empolgante e que será de grande aprendizado elaborar o material para o estudo do meio.