Daisy

Parque Geológico do Varvito

Diferentes olhares sob o mesmo ponto de perspectiva

  • Conheci o Parque Geológico do Varvito no LiGEA, em 2016, na disciplina de Sistema Terra II.A saída de campo desta disciplina promoveu maior compreensão das inter-relações entre a dinâmica interna e externa e sobre os ciclos nos quais a Terra foi submetida há milhares de anos. Achei o lugar muito interessante e muito didático, na época. Ao longo do curso consegui identificar melhor a história geológica que o afloramento e a paisagem do lugar estão contando, os registros fósseis e as marcas nas rochas da dinâmica externa do planeta são pontos fundamentais para a interpretação das geociências nesse local.

O CAMPO: as professoras conduziram a prática de campo de forma Indutiva, conforme as classificações de COMPIANI (1993). Tivemos uma explanação em aula para adquirir conhecimentos prévio; no lugar, inicialmente observamos e desenhamos, depois as professoras foram nos questionando como aquele lugar poderia ter se formado, o por quê daquela estrutura rítmica e tal coloração e como as marcas e ranhuras nas rochas aconteceram. Então foi um processo indutivo e construtivo de conhecimento. Gostei muito!

  • Em 2018, realizei uma PUB com a Professora Christine subsidiada no Núcleo de Apoio a Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas - IGc/USP)) sobre a divulgação das Geociências na qual criamos alguns geoprodutos, que são materiais que comunicam esse conteúdo para o público em geral em formatos e design inovadores. Utilizamos o Parque do Varvito em um dos geoprodutos, o qual era um folder dobrável em sanfona com diversos pontos de geossítios e sítios da diversidade relacionados no Inventário de Patrimônio Geológico do Estado de São Paulo. A ideia desse material é mostrar o afloramento do ponto situado, uma pequena descrição e divulgar a acessibilidade do local para que o público seja estimulado a visitar, principalmente locais como o Parque Geológico do Varvito ou o Parque da Rocha Moutonneé.

  • No ano passado (2019), fui monitora em alguns estudos do meio realizados pela agencia Student Travel para alunos do Fundamental II. Participei do roteiro que integrava o Parque Geológico do Varvito de Itu, o Parque da Rocha Moutonneé em Salto e o Parque das Monções, em Porto Feliz. Neste estudo do meio, tive a oportunidade de transmitir alguns conceitos sobre a formação das rochas nesses locais, realizei juntamente dos outros monitores uma aula prática com amostras sobre os tipos de rochas encontrados nos Parques do Roteiro. Essa experiência foi de grande importância para minha formação enquanto educadora pois, consegui compreender como as crianças construíram o raciocínio das inter-relações entre a dinâmica externa e interna que eu tive lá no primeiro ano de curso, também compreendi que o desenho pra mim tinha sido fundamental e utilizamos isso na oficina para mostrar a estrutura desse afloramento aos educandos. Acredito que a forma como eu tive a minha primeira experiência no Parque do Varvito influenciou muito como eu, na posição de monitora, atuei demonstrando os conceitos e instigando os alunos neste campo.