O UFPR Fórmula materializa o que é aprendido na faculdade. É um ambiente em que você se desenvolve não só como futuro profissional (independente da área em que queira atuar), mas como pessoa. É incrível como a experiência adquirida com todos os desafios enfrentados abre portas.
Em particular, a minha experiência de 4 anos de fórmula foi uma montanha russa. Entrei como trainee de freios do carro elétrico, em meio a uma pandemia, com aprendizado, comunicação e execução limitados, mas foi o que me manteve animado com o curso. De repente, me tornei gerente, sem nem conhecer a equipe pessoalmente. Tivemos que nos virar pra fazer o projeto acontecer, e no que parecia impossível, tiramos um 2⁰ lugar nacional (no virtual... mas não deixa de ser algo grandioso, pois brigamos de igual pra igual). No ano seguinte, tive a honra de ser o capitão do carro elétrico.
Foi o ano mais difícil, sem dúvida, pois tivemos que mudar quase o projeto todo, de última hora. Infelizmente não andamos na competição, mas conseguimos levar um carro montado, algo que poucos conseguiram naquele ano. Tive que dar um jeito pra conter os ânimos da equipe, que estavam à flor da pele. No meu último ano de equipe, deixei o cargo para voltar aos trabalhos de projetista. Eram quase 4 anos sem nunca ter visto o carro andar! Mas com a determinação e perseverança da equipe, conseguimos fazê-lo andar, e poder pilotá-lo, mesmo que só em teste, foi como um prêmio de despedida. Enfim, sou muito grato ao Fórmula por permitir o desenvolvimento e a experiência que me abriram portas para o mercado profissional e, principalmente, ter sido o ambiente comum para a construção de grandes amizades! Sem dúvida, é muito gratificante poder ter feito parte de um pouquinho da vida de algumas pessoas, e poder vê-las se desenvolvendo e continuando a história do projeto!