Para o ano de 2020 a Simscale ajudou a equipe UFPR Fórmula fornecendo uma plataforma para realizar as simulações CFD de forma mais rápida e precisa, sem depender de computadores muito potentes já que foram feitas em nuvem.
A parceria implica de forma positiva nas provas da competição, mas aqui daremos um destaque maior para a de design. Comparando com as apresentações levadas em anos anteriores, a que será levada para esta competição possuirá dados mais precisos e confiáveis. Isso foi possível pois pudemos realizar as simulações, especialmente as 3D de todo o carro, com mais detalhes e sem ter que sacrificar qualidade pelo que nossos computadores eram capazes de processar. Isso tudo melhorou a qualidade das simulações da equipe desde o último ano e, mesmo ainda não tendo sido possível validar os resultados, o fato de terem sido realizadas simulações com melhores condições de contorno estabelecidas e malhas melhores construídas já nos favoreceu e ajudou nas provas que teremos. A evolução também veio não apenas pela própria plataforma de simulação, como também pela capacitação dos membros através de um curso disponibilizado no site da própria Simscale, voltado especificamente para a simulação CFD de veículos FSAE e FS, e de um fórum com muita informação para tirar dúvidas quando necessário.
Uma proposta desenvolvida este ano no carro à combustão foi a elaboração de elementos de asa com ângulo de ataque variável. Dessa forma, as asas possuem duas configurações: uma configuração principal que gera mais downforce para provas como Enduro, Skid Pad e Autocross, e outra com o arrasto reduzido para a prova de Acceleration. Os resultados obtidos pelas simulações indicam uma redução de aproximadamente 25% do arrasto da configuração principal para esta de baixo arrasto. Ademais, simulações posteriores de tempo de volta, utilizando os coeficientes aerodinâmicos, indicam que o conjunto elaborado pode reduzir o tempo de volta numa prova de Enduro em até 1,7s, em comparação com o carro sem o conjunto de asas.
Asa com ângulo de ataque em configuração normal:
Asa com ângulo de ataque em configuração de baixo arrasto:
Asa com ângulo de ataque em configuração de baixo arrasto: