A impressão 3D trabalha basicamente por meio da adição de camadas sobrepostas, onde as peças são impressas camada por camada até alcançar a forma desejada. Para isso acontecer, é necessário criar um objeto através de um computador. Nele desenhemos o que queremos imprimir utilizando um software de modelagem. Após a conclusão do desenho, é necessário inserir matéria prima na impressora que pode ser plástico, metal, borracha. A duração de impressão varia entre horas e dias, pois alguns fatores influenciam como tipo de impressora,material e dificuldade do projeto.
A impressão 3D é utilizada para inúmeras funções e isso possibilitou a criação de vários tipos de impressão. A primeira da lista é a Fabricação com filamento fundido (FFF) que é a mais empregada devido ao baixo custo, simplicidade na hora de usar e armazenar. Por outro lado, não possibilita muitos detalhes nas peças. Outro tipo de impressão é a Estereolitografia (SLA) que foi a primeira técnica desenvolvida. A tecnologia constitui-se em aplicar um laser no material de impressão, que sai com alta qualidade por causa que os detalhes são realizados.
O impressão gera grande interesse por inúmeros setores, pois apresenta os seguintes benefícios:
Qualidade e customização : Com a impressão 3D foi possível criar peças com detalhes complexos, que muitas vezes as máquinas tradicionais não conseguiam desenvolver. A qualidade da peça permanece igual, além de ser bem mais simples fabricá-la.
Redução do desperdício : Para a confecção dos objetos é utilizado somente o material essencial, o que evita desperdícios de matéria prima. Outro aspecto relevante seria a impressão 3D em série, o que diminui a necessidade de estoque.
Facilidade no armazenamento e mobilidade da produção : os materiais empregados para impressão 3D, geralmente são pós ou filamentos, os quais são fáceis de armazenar e transportar. Além disso, muitas impressoras conseguem ser instaladas em locais menores, o que economiza espaço diferente de algumas máquinas convencionais.
Inovadores, leves e ergonômicos. Assim são os volantes dos nossos carros.Fabricado por impressão 3D pela nossa parceira @sintetize3d, o método permite um modelo complexo sem perder a confiabilidade, reduzindo peso, custos, tempo fabril, e quantidade de matéria prima.Para a realização do projeto, foram realizados estudos sobre o processo de manufatura, ergonomia, ciência dos materias, combinados com fundamentos da mecânica da fratura e fadiga e transferência de calor.