O chicote elétrico é um conjunto de cabos condutores e conectores para administrar o fornecimento de energia elétrica, assim como o transporte de informações dos instrumentos periféricos ao produto final e engloba os sistema de veículos automotivos, máquinas e equipamentos.
O chicote elétrico desempenha função essencial no funcionamento do carro, tornando-se encarregado por transportar energia e informações por todo o veículo. Um chicote é constituído por diversos cabos e num carro pode variar entre 400 e 800 cabos.
Os chicotes elétricos operam nos sistemas de injeção, transmissão, controle de tração, central multimídia, carregador wireless, entre outros. Com o advento do desenvolvimento de novas tecnologias de carros autônomos e elétricos, a exigência por sistemas mais complexos cresceu, assim como a necessidade de mais fios para interligá-los.
Nos últimos dias, a gerência de elétrica do carro a combustão desenvolveu, projetou e executou um novo chicote elétrico. O chicote é o circuito elétrico que transmite todas as informações de sensores, telemetria, e é fundamental para o sistema de segurança. Na foto, é possível visualizar o esquemático do circuito desenvolvido pelos nossos membros.