O Scrum é uma metodologia ágil de gestão que proporciona otimizar o desenvolvimento e manutenção de qualquer projeto complexo. O termo foi criado em 1995 pelos autores Jeff Sutherland e Ken Schwaber que ao vivenciarem o contexto de desenvolvimento de projetos, experimentaram as dificuldades de uma gestão tradicional e assim produziram um modelo que fosse mais apto ao mundo moderno. Oito anos mais tarde, esses autores publicaram um artigo chamado “Scrum and the perfect Storm”, na qual esmiuçaram o método ágil: Scrum.
Por ser focado em entregas contínuas, o Scrum apresenta inúmeras vantagens como maior qualidade do produto, redução de riscos e visibilidade do progresso do projeto. Outro benefício dessa metodologia é a redução de desperdício, pois visa a produzir somente o necessário e seu planejamento é feito com o mínimo de detalhes possível. Algumas das maiores empresas do mundo usam esse método ágil como o Google, a Microsoft, o Yahoo e tantas outras.
No scrum temos três papéis principais que são: o Time de Desenvolvimento, Product Owner e Scrum Master. O time de desenvolvedores é constituído por pessoas com atribuições e qualidades diversas, as quais são responsáveis por projetar, arquitetar e testar o produto. Já o Product Owner é responsável por estabelecer todos os quesitos do produto que vai sendo desenvolvido de acordo com as exigências do cliente. Outro importante papel é o do Scrum Master que atua com um mentor da equipe, auxiliando a todos entenderem a metodologia Scrum assim como na resolução de problemas que venham a ter.
O Scrum tem quatro artefatos principais que são Product Backlog, Sprint Backlog, Definição de Pronto e Incremento do Produto. O Product Backlog é uma lista prioritária de itens, incluindo breves descrições de todas as funcionalidades esperadas para o produto. O Sprint Backlog é uma lista de tarefas escolhidas que o Scrum Team se compromete a realizar em um Sprint. A Definição de Pronto consiste no acordo formal entre o Product Owner e Time de Desenvolvimento sobre o que é essencial para avaliar se um trabalho feito no Sprint está finalizado. E por fim o Incremento do produto é o resultado das tarefas efetuadas pelo Time de Desenvolvimento durante um Sprint.
Neste ano o projeto adotou o Scrum como metodologia de gerenciamento, com o objetivo de tarefas serem executadas dentro do prazo. O UFPR Fórmula dividiu o seu planejamento em três esferas: estratégico, tático e operacional.
O estratégico é feito entre o presidente e os diretores, definindo as datas macro; o tático é realizado entre o diretor e os gerentes, com datas micro, definidas pelos Sprints; e por fim, o operacional efetuado entre os gerentes e os membros da equipe.
Na imagem acima temos uma tabela composta pelo nome da atividade e sua respectiva pontuação, onde o gerente junto com sua equipe define as tarefas a serem executadas no Sprint que tem a duração de duas semanas. Também é realizada uma pontuação sobre cada atividade a fim de medir sua dificuldade.
Na imagem ao lado temos um quadro com as pontuações atual e esperada, a velocidade do Sprint, e também um gráfico que informa o desempenho da equipe.