A metalografia desempenha uma função bem significativa para interpretarmos o comportamento dos materiais. Com o ensaio metalográfico conseguimos analisar a microestrutura dos materiais, o que torna possível prever se um determinado componente tem uma fratura dúctil ou frágil. O ensaio metalográfico é tido como destrutivo, pois a peça é inutilizada após o procedimento.
Para a realização do ensaio metalográfico é necessário que ocorra algumas etapas preliminares. Primeiro cortamos a secção de interesse do material e depois disso é efetuado o embutimento da peça para facilitar seu manuseio. Em seguida fazemos o lixamento e o polimento do componente, para que este sofra um ataque químico em sua superfície através de um reagente. Após esses procedimentos, a análise metalográfica é feita a partir de um microscópio ótico.
Processos de fabricação como fundição, forjamento, soldagem,extrusão.
Existência de tratamentos termoquímicos como cementação, nitretação,fosfatização, boretação.
Tamanho dos grãos.
Formação de carbonetos.
Análise de falha.
A equipe realizou a análise metalográfica do aço SAE 4340 que é utilizado em nosso semi eixo para descobrir a microestrutura do material, sua porcentagem de carbono e a presença de tratamentos termoquímicos. Essas informações são importantes para sabermos se o material vai aguentar o esforço necessário que lhe é imposto.