A Internet das Coisas, ou chamado de IoT, carrega uma concepção moderna e transformadora a respeito da conexão entre objetos físicos usando sensores, chips e softwares. A IoT refere-se a objetos que se comunicam de maneira mais inteligente através da troca de informações com pessoas e também com outros objetos. Essas informações acontecem via WiFi, Ethernet, Bluetooth, entre outras formas de conexão.
Cada vez mais utilizamos a tecnologia para simplificar nossas vidas como por exemplo pedir um delivery, fazer compras em um mercado, se deslocar pela cidade em um automóvel. Os dados que inserimos ficam gravados no sistema de armazenamento. Os objetos conectados fazem a junção desse dados, aprendendo nossos hábitos e preferências. Isso é benéfico, pois devido a repetição o sistema pode reduzir custos, otimizar tarefas, reduzir esforços.
A Internet das Coisas vem modificando a ideia atual de cidade. As cidades inteligentes vem empregando tecnologias avançadas como o IoT e Machine Learning para processar dados coletados por sensores em objetos físicos de várias áreas que englobam uma cidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Nas cidades inteligentes a IoT está presente em diversos seguimentos como: Iluminação inteligente de espaços públicos, monitoramento da poluição , automação de estacionamento, mobilidade.
O IIoT, abreviação de Industrial Internet of Things, é o campo da IoT voltada a indústria e negócios. Conhecida também como Indústria 4.0, a IIoT utiliza a tecnologia para otimizar processos, por meio de processamento de dados e inteligência artificial. A IoT proporciona gastos menores com produção, uma qualidade maior do produto e maior controle da produção e distribuição do serviço.